Telefones: (85) 3277-3800 / (85) 3277-3801
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Endereço: Av. Pontes Vieira, n° 2.348, anexo III, 3° andar, Edifício Deputado Francisco das Chagas Albuquerque.
PROCON

PROCON ALECE SOBRE: O Programa de Orientação, Proteção e Defesa do Consumidor – Procon Alece é um órgão de promoção à cidadania da Assembleia Legislativa do Ceará, subordinado diretamente à Mesa Diretora, criado pela Resolução Nº 464, de 13 de dezembro de 2001 e reestruturado pela Resolução Nº 698, de 31 de outubro de 2019. Possui como principais atribuições: orientar, proteger e defender o consumidor; intermediar os conflitos nas relações de consumo; promover audiências de conciliação e informar as providências cabíveis, caso seja necessário recorrer à via judicial.O Procon Alece integra a plataforma ProConsumidor (Sistema Nacional de Atendimento ao Consumidor) da Secretaria Nacional do Consumidor (SENACON), que reúne dados de todos os Procons do país, centralizando reclamações, denúncias e consultas em apenas um sistema, o que permite uma atuação integrada da SENACON com os Procons para atender ao efetivo cumprimento das normas de proteção e de defesa dos consumidores. Outro importante mecanismo do Procon Alece refere-se ao convênio celebrado entre a Assembleia Legislativa do Ceará e o Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Decon), do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), que permite o Procon Alece enviar as reclamações fundamentadas, porém não atendidas pelos fornecedores de produtos e serviços reclamados, para que o Decon tome as providências cabíveis.O Procon Alece dispõe de um Sistema de Gestão da Qualidade que conquistou a certificação internacional ISO 9001 em 19/11/2021 e desde então vem mantendo essa certificação. Essa importante conquista trouxe ao órgão o reconhecimento de ser o primeiro Procon de Assembleias Legislativas do país a obter tal certificação, comprovando que o Procon Assembleia presta um serviço de qualidade e de forma contínua e sustentada, gerando confiança para os consumidores que utilizam seus serviços.COMO ATUA? O Procon Alece atua por meio dos seguintes serviços: 1. Abertura de Reclamação: serviço que consiste no Procon Alece registrar a reclamação e o pedido do consumidor e adotar uma das seguintes tratativas: Carta → forma de conciliação que consiste no órgão notificar o fornecedor para que este, cliente do caso, apresente a solução para reclamação do consumidor e/ou defesa escrita com os devidos esclarecimentos; Audiência → forma de conciliação que consiste no comparecimento do consumidor e do fornecedor ao Procon para que sejam apresentados em audiência a solução para a reclamação do consumidor e/ou uma defesa escrita com os devidos esclarecimentos; Telefone → forma de conciliação que consiste no consumidor comparecer ao Procon e este contactar o fornecedor por meio de uma linha direta de comunicação para tentar solucionar o conflito. OBS.: Não há hierarquia entre as tratativas. 2. Consulta: serviço que consiste no Procon Alece prestar orientação aos consumidores sobre seus direitos e garantias.PÚBLICO-ALVO DO PROCON ALECE: consumidores que se sentiram lesados em seus direitos na relação com os fornecedores de produtos e serviços. O consumidor que desejar ser atendido presencialmente deve realizar agendamento prévio no site procon.al.ce.gov.br ou se preferir, pode enviar sua reclamação para o e-mail proconalece.atendimento@al.ce.gov.brEQUIPE: Deputado Fernando Hugo (Presidente do Procon Alece), Valéria Cavalcante (Chefe do Procon Alece); Rodrigo Caminha (Assessor Técnico); Telma Valéria Pimentel (Assessora Técnica); Liebe Andrade (Orientadora da Célula de Conciliação e Acompanhamento Processual); Ana Maria Pontes (Orientadora da Célula de Atendimento e Triagem), Josaina Menezes (Responsável pelo Sistema de Gestão da Qualidade do Procon Alece).FUNCIONAMENTO: segunda à sexta-feira, de 8h às 12h e 13h às 17h.ENDEREÇO: Avenida Pontes Vieira, nº 2.348, anexo III, 3º andar, Edifício Deputado Francisco das Chagas Albuquerque, Bairro Dionísio Torres, Fortaleza-CE.SITE: https://procon.al.ce.gov.brTELEFONES: (85) 3277-3800 / 3277-3801E-MAIL GERAL: proconalece@al.ce.gov.brE-MAIL EXCLUSIVO PARA ENVIO DE RECLAMAÇÃO: proconalece.atendimento@al.ce.gov.br
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Equipe do Procon Ceará visita Procon Alece e indica servidoras para treinamento
O Procon Alece recebeu, nesta segunda-feira (14/04), uma visita técnica da equipe do Procon Ceará. Liderado pelo superintendente Diego Barreto, o grupo conheceu a estrutura e os procedimentos do órgão do Legislativo estadual para iniciar um processo de treinamento.Valéria Cavalcante, chefe do Procon Alece, considera de grande importância a visita da equipe do Procon Ceará. “Nós ofereceremos todo o nosso know-how como forma de contribuir para o trabalho do Procon Ceará. Somos ISO 9001 e disponibilizaremos essa expertise e treinamento para eles”, garantiu.Equipe do Procon Ceará conheceu os processos de atendimento do Procon Alece. Foto: Bia MedeirosApós conhecer as instalações e os processos, o superintendente do Procon Ceará, Diego Barreto, disse estar impressionado positivamente. “A Dra. Valéria, juntamente com toda a sua equipe muito bem treinada, realiza um trabalho de excelência para o consumidor. É esse exemplo que desejamos levar para o Procon Ceará”, asseverou.TreinamentoDuas servidoras do Procon Ceará vão começar um treinamento no Procon Alece, acompanhando assim o trabalho realizado no órgão da Casa do Povo para fortalecer os processos do Procon Ceará, que abrirá uma unidade no Centro de Fortaleza.A superintendente adjunta, Bárbara Xavier, foi uma das escolhidas para a experiência e, para ela, a expectativa é de aprender muito com o sucesso do Procon Alece. “Estamos no processo de abertura e essa integração com o Procon Alece é fundamental para oferecermos um serviço de qualidade aos consumidores”, pontuou.Juliana Martins, Bárbara Xavier e Telma Valéria, responsável pelo treinamento. Foto: Bia MedeirosJuliana Martins, assessora jurídica do Procon Ceará, foi a outra servidora designada para o treinamento. Depois de acompanhar a visita, Juliana disse ter certeza de que, com a capacitação, eles terão mais subsídios para atender e resolver as demandas da população.A assessora destacou que a integração é muito importante. “Nosso interesse comum é de que os consumidores tenham suas demandas resolvidas, com qualidade e celeridade”, afirmou.Telma Valéria, assessora técnica do Procon Alece, será uma das responsáveis pelo treinamento para as servidoras do Procon Ceará. “Iniciaremos pelo balcão de atendimento ao consumidor, que é onde o consumidor é recebido e entrega sua documentação para análise”, explicou.A assessora disse que o treinamento passará também pelas audiências, a parte administrativa do órgão e um passo a passo de todas as etapas do atendimento ao consumidor. “Temos esta integração com todos os núcleos do Procon no interior e agora com o Procon Ceará”, ressaltou.ISO 9001Josaina Menezes, gestora da qualidade do Procon Alece, destacou o fato do órgão ter sido o primeiro de Legislativo brasileiro a conquistar a certificação ISO 9001, em 2021.Segundo ela, é importante dizer que o trabalho de implantação de gestão de qualidade teve início em 2019. “Depois de concluído o trabalho, um organismo externo certificado pelo Inmetro vem constatar se todas as exigências da ISO 9001 estão sendo atendidas”, esclareceu.A gestora diz que tudo depende do bom funcionamento da engrenagem montada e que por trás existe uma grande equipe que monitora os indicadores de desempenho. “São os atendimentos realizados e destes quantos são solucionados. Essas informações ajudam a alta direção a tomar as decisões de gestão”, explicou.Por conta deste trabalho continuado o Procon Alece recebeu novamente em 2025 a certificação ISO 9001. Núcleo de Comunicação Interna da Alece
Leia maisServidores do Procon Alece participam da 1ª Corrida do Legislativo em celebração aos 190 anos da Assembleia
A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará realizou, no último domingo (06/04), a 1ª Corrida do Legislativo, em comemoração aos 190 anos do Parlamento cearense. O evento esportivo, voltado para servidores e parlamentares, reuniu cerca de 1.000 corredores e arrecadou aproximadamente duas toneladas de alimentos não perecíveis, que serão destinados ao Programa Ceará Sem Fome, do Governo do Estado. A iniciativa foi do presidente da Casa, deputado Romeu Aldigueri.Com largada às 6 horas da manhã, os participantes percorreram distâncias de 3 km e 5 km pelas ruas do bairro Dionísio Torres, com chegada na sede da Assembleia Legislativa. A programação incluiu ainda a Corrida da Inclusão, voltada para crianças e adolescentes atendidos pelo Centro Inclusivo para Atendimento e Desenvolvimento Infantil.O Procon Alece esteve presente com a participação de servidores e servidoras que prestigiaram o evento e celebraram a iniciativa. A chefe do Procon, Valéria Cavalcante, elogiou a organização da corrida e destacou os benefícios da atividade para a saúde e integração institucional.“A organização foi maravilhosa, com percurso agradável e bem sinalizado, além de pontos de hidratação ao longo do trajeto. O evento está de parabéns! Mais do que incentivar a prática esportiva e o cuidado com a saúde, a corrida fortaleceu os laços de companheirismo e cooperação entre os servidores”, destacou Valéria.Servidora Sofia Helena SchrammDentre as participantes, a servidora Sofia Helena Schramm emocionou com sua história de superação. Após um grave acidente em 2008 que a deixou meses sem andar e exigiu múltiplas cirurgias e o uso de prótese, ela transformou o desafio em motivação.“Fiquei muito tempo sem andar e enfrentei várias cirurgias. Mas escolhi me superar. Corro há 7 anos e recomendo demais. É libertador!”, compartilhou Sofia.A servidora Gláucia Santiago, de 69 anos, também foi destaque ao concluir sua primeira corrida de 5 km com entusiasmo e vitalidade.“Faço ioga e musculação, mas nunca tinha participado de uma corrida. Fiz todo o percurso e me senti ótima! Já estou pensando na próxima!”, afirmou, mostrando que a disposição para correr independe da idade, e sim da força de vontade e preparo físico. Texto: Leiliany Pinheiro
Leia maisProcon Alece realiza evento em comemoração ao Dia do Consumidor e Dia da Mulher
O Procon Alece, órgão de promoção à cidadania da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, realizou nesta quarta-feira (26/03) um café da manhã especial em comemoração ao Dia do Consumidor (15/03) e ao Dia Internacional da Mulher (08/03), uma vez que as servidoras são maioria no Procon da Casa do Povo. O evento teve a participação do presidente da Alece, deputado Romeu Aldigueri, da primeira-dama do Legislativo estadual, Tainah Marinho, do presidente do Procon Alece e da Comissão de Defesa do Consumidor, deputado Fernando Hugo e da chefe do Procon Alece, Valéria Cavalcante.Durante a visita, o presidente da Alece salientou que o deputado Fernando Hugo é um dos precursores do direito e da defesa do consumidor cearense, ao lado de Valéria Cavalcante e servidores. "Há todo um time de expertises que conduz muito bem o Procon, uma referência no estado do Ceará", disse Romeu Aldigueri. Ele salientou a importância de divulgar o trabalho do órgão e mostrar para câmaras municipais, prefeituras e órgãos municipais o trabalho que o Procon Alece realiza para que as práticas possam ser levadas a mais municípios. Presidente Romeu Aldigueri e primeira-dama Tainah Marinho visitaram Procon Alece. Foto: Júnior Pio“É nosso interesse levar o Procon para o interior do Ceará e proteger os consumidores de todas as regiões. A partir desta experiência da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, tão bem conduzida pelo deputado Fernando Hugo, que há muitos anos está na presidência da Comissão de Defesa do Consumidor da Alece, nós temos um serviço que é oferecido para todo o Estado”, pontuou Romeu Aldigueri.O presidente da Alece destacou que somente no ano passado o Procon realizou 17 mil atendimentos, buscando mediar e resolver problemas e conflitos de interesse da população cearense. "É uma responsabilidade social que a gente quer levar para o interior do Estado", disse.Visita promoveu o reconhecimento do trabalho e divulgação do órgão da Alece. Foto: Júnior Pio A primeira-dama Tainah Marinho apontou que o órgão realiza um grande trabalho em prol da comunidade cearense, desde a sua criação. "O Procon é muito importante para nossa comunidade e é formado por quase 90% de mulheres. Então é um prazer maior ainda estar aqui para valorizar todos esses profissionais e divulgar os serviços que eles prestam, além das parcerias firmadas com câmaras e prefeituras Ceará afora", compartilhou. Trabalho forte e dedicação de servidoresO deputado Fernando Hugo considerou que é oportuno e importante receber a visita do presidente Romeu Aldigueri para que ele veja "o grande trabalho" realizado no atendimento aos consumidores pelo Procon Alece. "É bom também lembrar que o órgão da Alece foi o primeiro Procon de assembleias legislativas do Brasil a ter o reconhecimento com a certificação ISO 9001, norma internacional que estabelece requisitos para a gestão da qualidade de uma organização", destacou.A certificação, conforme o parlamentar, é fruto do trabalho e dedicação diária dos advogados, contadores e atendentes que compõem a equipe de servidores do órgão. Ele observou ainda que no Ceará há 17 municípios que contam com a "presença viva e ativa" do Procon Alece, através da formalização de convênios com prefeituras e câmaras municipais.Servidores do Procon Alece receberam presidente da Casa e do órgão nesta quarta. Foto: Júnior PioA chefe do Procon Alece, Valéria Cavalcante, comentou que o público atendido pelo órgão já conhece a capacidade resolutiva do serviço, que conta com atendimento presencial e remoto, através do e-mail. Valéria comentou também que estão sendo agendados mutirões com a empresa Enel e a Cagece para atender cada vez mais rápido aos consumidores. Visitas aos órgãos da AleceO presidente da Alece, Romeu Aldigueri, comentou que toda semana está realizando uma visita aos setores da Casa para conhecer mais de perto como é o funcionamento das unidades."A gente está escolhendo um órgão para, inclusive, ver os problemas, conversar com os servidores, saber das suas angústias e o que nós podemos fazer enquanto Mesa Diretora para melhorar os trabalhos e dar mais conforto aos usuários do serviço da Assembleia Legislativa", explicou. Saiba maisMunicípios conveniados ao Procon AleceAmontada, Aquiraz, Banabuiú, Bela Cruz, Canindé, Cascavel, Fortim, Horizonte, Itapipoca, Juazeiro do Norte, Morada Nova, Morrinhos, Pacajus, Viçosa do Ceará, Redenção, Várzea Alegre e Salitre. ServiçoProcon Alece Funcionamento: segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.Avenida Pontes Vieira, nº 2348, Anexo III, 3º andar do Edifício Deputado Francisco das Chagas Albuquerque. Bairro Dionísio Torres. Fortaleza - CE.Site: https://procon.al.ce.gov.brTelefones: (85) 3277-3800 / 3277-3801E-mail: proconalece@al.ce.gov.brE-mail exclusivo para envio de reclamação: proconalece.atendimento@al.ce.gov.br Núcleo de Comunicação Interna da Alece
Leia maisDia do Consumidor é celebrado com ação do Procon Alece
No último sábado (15/03), foi celebrado o Dia Mundial do Consumidor, uma data fundamental para reforçar a importância de conhecer e exigir nossos direitos ao adquirir bens e contratar serviços.Para marcar a ocasião, o Procon Alece promoveu, na terça-feira (18/03), uma ação especial voltada aos consumidores. Durante o evento, foram distribuídos chocolates e exemplares do Código de Defesa do Consumidor. Além disso, advogados estavam à disposição para esclarecer dúvidas, intermediar negociações de dívidas e registrar reclamações sobre produtos adquiridos e serviços contratados.O consumidor Jonathan Albuquerque, que esteve presente para registrar uma reclamação, destacou a relevância do trabalho do órgão. “A data é muito importante, mas quero parabenizar especialmente o Procon Alece. Sempre que procuro resolver questões relacionadas ao consumo, sou bem atendido”, afirmou.A chefe do Procon Alece, Valéria Cavalcante, ressaltou que os consumidores devem conhecer seus direitos não apenas na data comemorativa, mas ao longo do ano inteiro. “O Dia do Consumidor nos lembra dos direitos e benefícios que temos. No entanto, vale reforçar que estamos disponíveis durante todo o ano para atender e orientar cada consumidor”, enfatizou.Valéria também informou que no site do Procon Alece (procon.al.ce.gov.br), os consumidores podem acessar um QR Code para obter o Código de Defesa do Consumidor de forma prática e digital.Serviço:Procon Assembleia Funcionamento: segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.Avenida Pontes Vieira, nº 2.348, anexo III, 3º andar, Edifício Deputado Francisco das Chagas Albuquerque, Bairro Dionísio Torres, Fortaleza - CE.Site: https://procon.al.ce.gov.brTelefones: (85) 3277-3800 / 3277-3801E-mail geral: proconalece@al.ce.gov.brE-mail exclusivo para envio de reclamação: proconalece.atendimento@al.ce.gov.br.Matéria: Leiliany Pinheiro
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