Telefones: (85) 3277-3800 / (85) 3277-3801
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Endereço: Av. Pontes Vieira, n° 2.348, anexo III, 3° andar, Edifício Deputado Francisco das Chagas Albuquerque.
PROCON

PROCON ALECE SOBRE: O Programa de Orientação, Proteção e Defesa do Consumidor – Procon Alece é um órgão de promoção à cidadania da Assembleia Legislativa do Ceará, subordinado diretamente à Mesa Diretora, criado pela Resolução Nº 464, de 13 de dezembro de 2001 e reestruturado pela Resolução Nº 698, de 31 de outubro de 2019. Possui como principais atribuições: orientar, proteger e defender o consumidor; intermediar os conflitos nas relações de consumo; promover audiências de conciliação e informar as providências cabíveis, caso seja necessário recorrer à via judicial.O Procon Alece integra a plataforma ProConsumidor (Sistema Nacional de Atendimento ao Consumidor) da Secretaria Nacional do Consumidor (SENACON), que reúne dados de todos os Procons do país, centralizando reclamações, denúncias e consultas em apenas um sistema, o que permite uma atuação integrada da SENACON com os Procons para atender ao efetivo cumprimento das normas de proteção e de defesa dos consumidores. Outro importante mecanismo do Procon Alece refere-se ao convênio celebrado entre a Assembleia Legislativa do Ceará e o Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Decon), do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), que permite o Procon Alece enviar as reclamações fundamentadas, porém não atendidas pelos fornecedores de produtos e serviços reclamados, para que o Decon tome as providências cabíveis.O Procon Alece dispõe de um Sistema de Gestão da Qualidade que conquistou a certificação internacional ISO 9001 em 19/11/2021 e desde então vem mantendo essa certificação. Essa importante conquista trouxe ao órgão o reconhecimento de ser o primeiro Procon de Assembleias Legislativas do país a obter tal certificação, comprovando que o Procon Assembleia presta um serviço de qualidade e de forma contínua e sustentada, gerando confiança para os consumidores que utilizam seus serviços.COMO ATUA? O Procon Alece atua por meio dos seguintes serviços: 1. Abertura de Reclamação: serviço que consiste no Procon Alece registrar a reclamação e o pedido do consumidor e adotar uma das seguintes tratativas: Carta → forma de conciliação que consiste no órgão notificar o fornecedor para que este, cliente do caso, apresente a solução para reclamação do consumidor e/ou defesa escrita com os devidos esclarecimentos; Audiência → forma de conciliação que consiste no comparecimento do consumidor e do fornecedor ao Procon para que sejam apresentados em audiência a solução para a reclamação do consumidor e/ou uma defesa escrita com os devidos esclarecimentos; Telefone → forma de conciliação que consiste no consumidor comparecer ao Procon e este contactar o fornecedor por meio de uma linha direta de comunicação para tentar solucionar o conflito. OBS.: Não há hierarquia entre as tratativas. 2. Consulta: serviço que consiste no Procon Alece prestar orientação aos consumidores sobre seus direitos e garantias.PÚBLICO-ALVO DO PROCON ALECE: consumidores que se sentiram lesados em seus direitos na relação com os fornecedores de produtos e serviços. O consumidor que desejar ser atendido presencialmente deve realizar agendamento prévio no site procon.al.ce.gov.br ou se preferir, pode enviar sua reclamação para o e-mail proconalece.atendimento@al.ce.gov.brEQUIPE: Deputado Fernando Hugo (Presidente do Procon Alece), Valéria Cavalcante (Chefe do Procon Alece); Rodrigo Caminha (Assessor Técnico); Telma Valéria Pimentel (Assessora Técnica); Liebe Andrade (Orientadora da Célula de Conciliação e Acompanhamento Processual); Ana Maria Pontes (Orientadora da Célula de Atendimento e Triagem), Josaina Menezes (Responsável pelo Sistema de Gestão da Qualidade do Procon Alece).FUNCIONAMENTO: segunda à sexta-feira, de 8h às 12h e 13h às 17h.ENDEREÇO: Avenida Pontes Vieira, nº 2.348, anexo III, 3º andar, Edifício Deputado Francisco das Chagas Albuquerque, Bairro Dionísio Torres, Fortaleza-CE.SITE: https://procon.al.ce.gov.brTELEFONES: (85) 3277-3800 / 3277-3801E-MAIL GERAL: proconalece@al.ce.gov.brE-MAIL EXCLUSIVO PARA ENVIO DE RECLAMAÇÃO: proconalece.atendimento@al.ce.gov.br
Leia maisNOTÍCIAS
Procon Alece realiza treinamento para servidores da Câmara Municipal de Trairi
A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), por meio do Procon Assembleia, realizou, no dia 15 de outubro, um treinamento de capacitação para os servidores da Câmara Municipal de Trairi que atuam no núcleo de atendimento do órgão no município.A iniciativa teve como objetivo aperfeiçoar o atendimento prestado à população e garantir que o Procon de Trairi siga os mesmos padrões de qualidade adotados pelo órgão em todo o Estado.A assessora técnica do Procon Alece, Telma Valéria, destacou a importância da ação para os servidores das câmaras conveniadas. “Esses treinamentos são fundamentais para assegurar um atendimento eficiente e humanizado. Iniciamos pelo balcão de atendimento ao consumidor, onde o cidadão é recebido e entrega sua documentação para análise. O treinamento também aborda as audiências, a parte administrativa e o passo a passo de todas as etapas do atendimento”, explicou.Telma acrescentou que os participantes conhecem de forma prática o funcionamento do Procon. “Apresentamos a documentação necessária para a abertura de reclamações e levamos os servidores para acompanhar as audiências de conciliação, permitindo que compreendam todo o processo de atendimento”, ressaltou.O advogado do Procon Legislativo de Trairi, Evilando Braga, lembrou que o núcleo foi inaugurado recentemente e destacou a importância da capacitação. “Esse treinamento tem como objetivo aprimorar os conhecimentos dos servidores para que possamos prestar um serviço de qualidade à população trairiense”, afirmou.Também participaram do treinamento os servidores Simone Dutra e Vitor Gabriel Jerônimo, atendentes do balcão do Procon de Trairi.O convênio entre o Procon Alece e a Câmara Municipal de Trairi foi firmado no dia 2 de setembro de 2025, reforçando o compromisso da Assembleia Legislativa com a ampliação da rede de defesa do consumidor no interior do Ceará.Texto: Leiliany Pinheiro.
Leia maisAções na Alece focam em saúde e informação durante o Outubro Rosa
Sensibilização e informação. Essa dupla importante tem sido usada nas ações da Alece durante a campanha Outubro Rosa. Nesta segunda de manhã (13/10), duas atividades convidaram o público interno e externo a cuidar da saúde e entrar no clima da mobilização de prevenção ao câncer de mama. Na sede do Procon Alece, no anexo III, enfermeiras da Célula de Enfermagem do Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS) realizaram aferição de pressão e glicemia nos clientes e servidores, ao mesmo tempo em que divulgaram a campanha.Simultaneamente, fisioterapeutas da Célula de Saúde e Segurança do Trabalho, do Comitê de Responsabilidade Social (CRS) fizeram uma blitz em alguns setores da Casa, ensinando a confeccionar origamis com símbolos do Outubro Rosa. Esta ação segue até quarta-feira (15/10).Prevenção e cuidadoValéria Cavalcante, chefe do Procon Alece, afirmou que a iniciativa é importante como cuidado e também prevenção ao câncer de mama. "Na hora que se previne, você está evitando o agravamento do câncer e, ao mesmo tempo, buscando uma possível cura. Ao fazer o autoexame você vai saber se tem ou não. Daí, já vai ao médico, para realizar o tratamento e se curar, porque hoje o câncer é curável", disse .Ela revelou que o Procon Alece conta com muitas servidoras, além de haver muitas mulheres que buscam os serviços do órgão. Valéria Cavalcante salientou ainda que o presidente da Alece, deputado Romeu Aldigueri, tem dado apoio a todos os programas de prevenção e preservação da saúde.Foto: Bia MedeirosO diretor do DSAS, Luis Edson Sales, comentou a relevância de incentivar o autocuidado do maior número possível de pessoas e fazer o alerta sobre o câncer de mama, que é o que mais acomete as mulheres. "Estima-se que, a cada ano, em torno de 74 a 75 mil mulheres venham a ser acometidas com este tipo de câncer no país", informou. Ele também parabenizou a proatividade de órgãos da Casa, como o Procon, por meio de Valéria Cavalcante e do deputado Fernando Hugo, na defesa da saúde coletiva. Saúde integralA enfermeira Marina Frota, orientadora da Célula de Enfermagem, considerou que ações desta natureza sempre obtém resultados positivos, uma vez que há um maior público buscando exames que podem assegurar o estado saudável ou o início de procedimentos de cura. "De acordo com os resultados a gente consegue encaminhá-lo para um especialista ou um cardiologista e acompanhar esse paciente de perto, tanto nas realizações dos exames como nas orientações de saúde e prevenção", disse a orientadora.Foto: Bia MedeirosA enfermeira Cláudia Medina, do DSAS, que atendeu as pessoas durante a ação, ao lado da também enfermeira Lidiane Távora, disse que além de orientar sobre o câncer de mama, a ação realizada também buscou detectar possíveis pacientes diabéticos e hipertensos. Cláudia Medina assinalou ainda que os exames rápidos realizados nesta segunda-feira são rotineiramente levados aos demais setores da Alece ao longo do ano. "Desta vez, nós fomos chamados pelo Procon. Mas outros locais da Casa ainda serão percorridos", disse. Origamis do Outubro RosaDiversos setores da Casa recebem, ao longo da campanha do mês, visitas com foco na sensibilização sobre o câncer de mama. Nesta segunda, as fisioterapeutas Rosilene Aragão e Ana Joice Camurça, da Célula de Saúde e Segurança do Trabalho, promoveram uma ação lúdica com a produção de origamis com o símbolo do Outubro Rosa e falaram sobre a prevenção do câncer. Servidores da Alece TV participaram da oficina nesta segunda. Foto: Bia MedeirosEntre os setores visitados está a Alece TV. Rosilene Aragão explicou que a ação foi um tutorial de como produzir origami do laço do Outubro Rosa. “Nós, fisioterapeutas ergonomistas, usamos o tempo de pausa do trabalho para uma ação ativa”. Segundo ela, o laço é um símbolo de luta e de autocuidado contra o câncer de mama. "Quanto mais cedo a gente se cuidar, menos riscos de adoecer a gente tem". A ação segue durante esta e a próxima semana em setores que também são contemplados com a ginástica laboral, entre outros. Núcleo de Comunicação Interna da Alece
Leia maisProcon Alece e Viçosa renovam convênio de cooperação técnica
O município de Viçosa renovou o convênio de cooperação técnica com o Programa de Orientação, Proteção e Defesa do Consumidor (Procon Alece). Na manhã desta quarta-feira (24/09), a Assembleia Legislativa do Estado do Ceará recebeu o vereador e presidente da Câmara Municipal de Viçosa do Ceará, Francisco Arruda (MDB), para formalizar a assinatura do acordo.O primeiro convênio firmado foi em novembro de 2013, com prazo de renovação a cada dois anos. De janeiro até agosto deste ano, foram realizados 632 atendimentos no Procon de Viçosa. Além do vereador, também estiveram presentes para a assinatura o presidente do Procon Alece, o deputado estadual Fernando Hugo (PSD); o deputado João Jaime (Progressistas) e a chefe do Procon Alece, Valéria Cavalcante.O deputado Fernando Hugo exaltou a renovação do convênio e afirmou estar “honrosamente satisfeito”. Para ele, essa ação significa “renovação de qualidade, de qualificação e de informações de ponta pela imensa quantidade de dados que a informática moderna propicia e que a Assembleia Legislativa coloca à disposição”. Francisco Arruda mencionou que, com o apoio da Assembleia Legislativa, o município de Viçosa conseguiu o sistema Proconsumidor, que ajudou a alavancar o número de atendimentos realizados. “Sempre temos esse apoio e é um motivo de a gente agradecer, porque isso fortalece cada vez mais o Legislativo”, comentou o vereador.Deputado João Jaime (Progressistas), no centro da foto, também participou da assinatura do convênio - Foto: Bia Medeiros / AleceO deputado João Jaime destacou que a assinatura do convênio é “uma conquista do município, do presidente da Câmara Municipal de Viçosa e de todos os vereadores”. O parlamentar exaltou ainda a descentralização dos serviços do Procon: “Em vez de esse serviço ser prestado só em Fortaleza, passa a ser prestado também nos municípios. Viçosa, como sempre, é um dos municípios pioneiros”. Os servidores administrativos e advogados de Viçosa vão passar por capacitações na Alece e, de acordo com Valéria Cavalcante, já utilizarão os novos cursos de Inteligência Artificial e ISO 9001.TREINAMENTO COM SERVIDORES DA CÂMARA MUNICIPAL DE ITAPAJÉNa última segunda-feira (22/09), o Procon Alece recebeu os servidores da Câmara Municipal de Itapajé e realizou um treinamento direcionado ao atendimento do núcleo no município. Essa atividade é ofertada para todos que assinam o convênio de cooperação técnica com a Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece).Durante a capacitação, os profissionais conheceram a plataforma Proconsumidor, sistema do Ministério da Justiça que melhora o processo de atendimento das demandas, explicou o coordenador do programa em Itapajé, Yan Loureto. “Já temos o Procon em Itapajé. Ele já funciona muito bem, tem uma celeridade muito boa. Mas acredito que, com a plataforma, fica uma coisa mais segura, mais formal para o consumidor”, avaliou.
Leia maisAlece e Câmara de Acaraú assinam convênio para implantação de núcleo do Procon
A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) firmou, na manhã desta quinta-feira (18/09), convênio com o município de Acaraú para a implantação de um núcleo do Programa de Orientação, Proteção e Defesa do Consumidor (Procon Alece) na cidade. A assinatura do acordo ocorreu no gabinete do deputado Fernando Hugo (PSD), presidente da Comissão de Defesa do Consumidor (CDC) da Alece.Além do parlamentar, estiveram presentes para a assinatura do convênio o vereador e presidente da Câmara Municipal de Acaraú, vereador Cláudio Jean (PCdoB), e a chefe do Procon Alece, Valéria Cavalcante. Ela, inclusive, adiantou que restam apenas os treinamentos para iniciar, de maneira efetiva, o funcionamento do órgão. Chefe do Procon Alece, Valéria Cavalcante - Foto: Pedro Albuquerque / Alece“Já está instalado o prédio do Procon Alece [em Acaraú]. Restam apenas os treinamentos. Na semana que vem, o nosso vereador trará a parte administrativa e advocacia da Câmara Municipal de Acaraú para fazer os treinamentos e começar, efetivamente [o funcionamento]”, explicou Valéria Cavalcante.Ela ressaltou que a interiorização do Procon Alece é “algo vital para a defesa do consumidor do estado do Ceará”. Com essa iniciativa, os objetivos são aumentar o conhecimento da população sobre o Código de Defesa do Consumidor (CDC), além de evitar o deslocamento até a capital para ter os direitos assegurados.Presidente da Câmara Municipal de Acaraú, vereador Cláudio Jean (PCdoB) - Foto: Pedro Albuquerque / AleceO vereador Cláudio Jean agradeceu por todo o suporte promovido pela Alece. “Hoje estamos regularizados, conveniados com a Assembleia. Já tínhamos um núcleo montado, mas não tínhamos esse convênio, esse apoio e a formação que vamos receber. Agora vamos deixar [o servidor] capacitado e formado para oferecer as melhores condições para o nosso povo”, concluiu.
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