Procon Alece orienta consumidores para Dia dos Namorados

Procon Alece orienta consumidores para Dia dos Namorados
Atendimento Procon Alece
Foto: Divulgação

No próximo dia 12 de junho muitos casais provavelmente vão comemorar o Dia dos Namorados, o que tradicionalmente inclui a troca de presentes, um jantar especial, uma hospedagem em algum hotel, entre muitas outras opções oferecidas pelo comércio. Porém, se houver algum problema na compra de produtos/serviços ou no pós venda o consumidor deve saber como resolver e onde solucionar.

Segundo a assessora técnica do Procon, Telma Valéria, antes mesmo de efetuar uma compra, a recomendação é ter uma definição do que adquirir e pesquisar previamente os preços, qualidade e funcionalidade do produto. Isso pode ser feito diretamente nas lojas ou via aplicativos e sites especializados. "A nota fiscal é um direito do consumidor e deve sempre ser exigida por ele, sendo uma garantia da compra", frisou.
Além disso o consumidor precisa estar atento às publicidades consideradas enganosas e ter cuidado com links, mensagens por telefone e e-mail enviados a ele, sem que tenha solicitado. Nesses casos, informa que o correto é certificar-se da origem da informação e consultar o CNPJ da empresa em questão, endereço físico e os canais de atendimento (SACs).

“Além disso, sites confiáveis possuem, geralmente, a figura de um “cadeado” ao lado esquerdo do endereço eletrônico”, alerta.
Quem escolher um jantar especial, vale fazer reserva com antecedência, pois nessa data é muito comum o longo tempo de espera para conseguir uma mesa. Lembre-se que a taxa de serviço (gorjeta) é opcional. Os restaurantes também devem informar, previa e claramente, sobre as cobranças de couvert artístico e o seu valor por pessoa. Lembre-se, couvert artístico é só para apresentações ao vivo (telões e música mecânica não valem).
Caso o consumidor se sinta lesado ao comprar algum tipo de produto ou utilizar algum serviço, poderá procurar o Procon ALECE.

Economia

Pesquisa realizada pela CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) e pelo SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito) aponta que 61% dos consumidores brasileiros pretendem presentear no Dia dos Namorados. De acordo com o levantamento, realizado em parceria com a Offerwise, a data deve levar 99,7 milhões de pessoas às compras no país, um aumento de 7,6 milhões em comparação com o ano passado.
Para impressionar o parceiro, muitos consumidores não veem limites e até ignoram os compromissos financeiros já assumidos. A pesquisa mostra que 34% dos entrevistados que pretendem comprar presentes irão às compras mesmo com contas em atraso, um aumento 8 pontos percentuais em comparação com o ano passado. Entre estes, 76% estão com o CPF negativado em serviços de proteção ao crédito. Além disso, 12% deixarão de pagar alguma conta para comprar o presente da pessoa amada.

Os dados revelam ainda que 33% reconhecem gastar mais do que podem na compra de presentes para o parceiro. As justificativas para ultrapassar os limites do orçamento passam por achar que ele(a) merece (33%), querer agradar o parceiro(a) não se importando se vão gastar mais do que deveriam (24%) e gostar de agradá-lo, independente de terem que fazer dívidas para isso (19%).
Para o consumidor Marcelo Rezende,existem opções de presentes em conta que também surpreendem quem ama, sem extrapolar o orçamento e que pode agradar bem mais. “É importante que tenha essa lembrança na data, mas o valor do presente pode ser simbólico e não monetário. Ás vezes um presente pensado com carinho vai valer bem mais que um item de luxo. Importante o casal ter a consciência financeira”, aponta Marcelo.

SERVIÇO

Horário de atendimento: segunda a sexta-feira, de 8 horas às 17 horas. Endereço: avenida Pontes Vieira, nº 2.300, anexo III, 3º andar, Edifício Deputado Francisco das Chagas Albuquerque, Bairro Dionísio Torres, Fortaleza-CE.

É possível também acessar o site https://procon.al.ce.gov.br e ter mais informações pelos telefones: (85) 3277-3800 / 3277-3801.