Curso de formação capacita 31 auditores do Procon Assembleia

14/12/2019 12:12 | Atualizado há 1618 dias

Curso de formação capacita 31 auditores do Procon Assembleia

Encerrou na quinta-feira (12/12) o Curso de Formação de Auditores Internos do Procon da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Procon - Alec).

A iniciativa é um dos pré-requisitos para a implantação da certificação ISO 9001:2015. A série de cursos e treinamentos iniciou no dia 22 de abril deste ano, quando da implantação do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ), fruto de uma parceria do Procon ALCE com a Diretoria Adjunta Operacional (DAO) da Casa.

A formação foi ministrada pelo consultor Sérgio José Barbosa Elias, da SS Psicologia e Consultoria Empresarial, responsável pela implantação da gestão de qualidade, em conjunto com os servidores da DAO.

Foram capacitados 31 servidores somente na formação de auditores internos e mais 96 nos outros três cursos ministrados desde abril: Gestão de Riscos Integrada ao Sistema de Gestão da Qualidade; Interpretação da Norma NBR ISO 9001:2015 e Elaboração e Monitoramento de Indicadores da Qualidade.

“Foram várias etapas cumpridas nesse processo de certificação, e o curso que formou auditores é de relevante importância para a instituição", ressaltou Sérgio Elias. Segundo o consultor, foi realizada uma auditoria interna em todos os setores do Procon como avaliação final do curso, e o resultado foi "surpreendente".

"Houve um engajamento de todos, auditados e auditores, mostrando uma unidade corporativa que é de extrema importância para o sucesso de uma gestão pautada na qualidade”, disse Sérgio Elias.

Josaína Menezes, analista legislativa que acompanhou o processo de auditoria interna, ressaltou que a realização da auditoria mostrou a qualidade da formação ministrada.

“Todos se engajaram nesse trabalho e compreenderam que o primeiro passo para a conquista da certificação ISO 9001 é voltar-se principalmente ao cumprimento dos procedimentos estabelecidos e valorizar as críticas e sugestões dos consumidores por meio da pesquisa de satisfação, pois esta contribui sobremaneira para a eficácia e eficiência do trabalho desenvolvido em qualquer organização", acentuou.

"Tudo o que foi construído ao longo da implantação do Sistema de Gestão da Qualidade no Procon Alec está interligado e integrado, desde a recepção ao arquivamento de uma reclamação e o envio dos pareceres para o Ministério Público, explicou Josaína Menezes.

A coordenadora do Procon Assembleia, Valéria Cavalcante, que também participou do curso, pontuou que a formação dos 31 auditores internos revela um compromisso da Assembleia Legislativa com a qualidade da gestão pública. Valéria destacou ainda o envolvimento da Diretoria Adjunta Operacional (DAO) na implantação da gestão de qualidade e preparação para a certificação ISO.

“Hoje o serviço público não pode mais ser gerido na base do achismo e ao sabor de mudanças extemporâneas. O que foi feito aqui no Procon Alec revela o compromisso de uma gestão pautada em levar ao cidadão o que há de melhor na prestação de serviço", afirmou a coordenadora.

Da Redação/Com Assessoria.