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Procon Alece orienta consumidores para compras na Semana Santa


Por Ascom Procon Alece
21/03/2024 12:42 | Atualizado há 36 dias

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Procon Alece orienta consumidores para compras na Semana Santa

Foto: Barbara Eckstein/Divulgação

A Semana Santa e a Páscoa estão chegando e, como todo ano, a expectativa é de aumento na comercialização nos tradicionais ovos de Páscoa e dos produtos para o preparo da ceia da Semana Santa. Para evitar que consumidores sejam enganados, o Procon Alece dá algumas dicas que podem ajudar na escolha dos produtos.

A assessora técnica do órgão, Telma Valeria , já informa que a primeira dica é não abrir mão da pesquisa de preços, já que a variação de valores costuma ser grande. O consumidor precisa estar atento também, às formas de pagamento, à validade e à conservação dos alimentos.

“Pesquisar e avaliar as melhores oportunidades disponíveis para venda é fundamental antes ir ao local de compras. Assim, você pode verificar quais preços são mais atrativos e, ainda, exigir o cumprimento da oferta. Durante as compras, observe o local de armazenamento dos produtos e verifique a limpeza do ambiente. O chocolate, por exemplo, deve ficar longe de produtos de odor forte, especialmente os de limpeza, e de fontes de calor e se o rótulo contém informações como data de validade, peso líquido e composição”,  alertou. 

Já com relação aos pescados, a assessora do Procon, orienta que seja observado atentamente as condições de armazenamento do produto. “Os consumidores devem evitar pescados com cheiro forte, devem ficar atentos quanto à conservação e à aparência. É preciso observar se o produto está mantido no gelo e se os olhos do peixe estão brilhantes e as escamas bem presas ao corpo. Também é importante que o consumidor verifique no rótulo se constam o registro no órgão de fiscalização competente, a indicação de temperatura para conservação, a data de acondicionamento e o prazo de validade”, explica. 

Ela ainda alerta que a pesagem e embalagem devem ser feitas na presença do consumidor e que ao comprar peixe pré-embalado, o consumidor pode solicitar a conferência do peso do produto. Lembrar que será importante considerar o peso líquido do pescado, além do peso da embalagem.

Qualquer queixa em relação à publicidade enganosa e descumprimento da oferta, ou qualquer irregularidade nos produtos, o consumidor deve procurar o Procon Alece e registrar a reclamação, a notificação será enviada à empresa.

Serviço: 
O cidadão pode procurar o atendimento presencial, de segunda a sexta-feira, das 8 às 12 e 13 às 17 horas. O serviço é prestado no anexo III da Alece, Edifício Deputado Francisco das Chagas Albuquerque, na av. Pontes Vieira, 2348, 3º andar.
Os contatos também podem ser feitos por meio do site procon.al.ce.gov.br ou pelos telefones (85) 3277-3800 e (85) 3277-3801.

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