Procon AL registra alto índice de resolução de casos

26/11/2019 14:57 | Atualizado há 1636 dias

Procon AL registra alto índice de resolução de casos

No primeiro semestre de 2019, o Procon da Assembleia Legislativa do Ceará – vinculado à Comissão de Defesa do Consumidor da Casa – registrou 80% de resolução das reclamações apresentadas ao órgão. A informação é da coordenadora geral do Procon Assembleia, Valéria Cavalcante.
“Atribuímos esse resultado ao pessoal bem treinado. Também somos um dos poucos que oferecem atendimento de cálculos revisionais, que só neste ano foram 238 feitos e muitos foram resolvidos. O consumidor sai com a conciliação feita e pagando bem menos do que o banco ou cartão de crédito vem cobrando. Nós temos ainda o atendimento de call center e há soluções por telefone, por meio de linha direta”, explica Valéria Cavalcante.

O número de atendimentos ao consumidor manteve a média para o semestre, chegando ao total de 6.869 atendimentos, sendo 2.926 reclamações abertas, 2.293 audiências de conciliação, 1.076 audiências de retorno de Carta de Investigação Preliminar (CIP), 336 pelo sistema de pelo call center e 238 para cálculos revisionais.

O presidente da Comissão de Defesa do Consumidor, deputado Guilherme Landim (PDT), destaca o padrão do atendimento e a confiança que o órgão passa para o consumidor cearense. “O Procon da Assembleia vem desenvolvendo um grande papel para a sociedade cearense. Quero ressaltar ainda o pioneirismo da Assembleia Legislativa no sentido de melhorar ainda mais o atendimento ao cidadão”, pontua. Ele informa ainda que, no primeiro semestre, iniciou a implantação do sistema de gestão da qualidade no Procon ISO 9001. “O Procon Assembleia será o primeiro no Ceará a ter esta certificação", afirma.

Para a coordenadora do Procon o apoio da Casa é fundamental para chegar a resultados positivos no atendimento ao consumidor. “Nós temos sempre muito apoio da Mesa Diretora. O presidente José Sarto (PDT) tem dado grande apoio, assim como o primeiro secretário, deputado Evandro Leitão (PDT), e o presidente da Comissão de Defesa do Consumidor, deputado Guilherme Landim (PDT)”, destaca.

JM/AT