Carregando ...

Procon Alec inicia nova etapa para certificação ISO 9001:2015


Por Super Alece
03/02/2020 16:28 | Atualizado há 1814 dias

Compartilhe esta notícia:
Procon Alec inicia nova etapa para certificação ISO 9001:2015

Servidores do Procon da Assembleia Legislativa do Ceará (Procon Alec), iniciaram mais uma etapa para a implantação da certificação ISO 9001:2015. Na última quinta-feira (30/01), no Complexo de Comissões Técnicas da Casa,  eles participaram de reunião comandada pelo deputado Fernando Hugo (PP), presidente da Comissão de Defesa do Consumidor da AL, colegiado que o Procon-Alec é vinculado.  O encontro contou com a participação consultor Sérgio José Barbosa Elias, da SS Psicologia e Consultoria Empresarial, responsável pela implantação da gestão de qualidade, em conjunto com a Diretoria Adjunta Operacional (DAO) da Casa.

Sérgio Elias apresentou um balanço da série de cursos e treinamentos, iniciados em 22 de abril de 2019, quando da implantação do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ), passo primeiro para a certificação ISO.

Na sequência, Josaína Menezes, analista legislativa, que acompanhou as ações de auditoria interna, e responsável pelo monitoramento da certificação, apresentou os novos compromissos que todos os servidores do Procon Alec terão de assumir para assegurar o cumprimento dos processos que vão levar a melhoria do atendimento ao cidadão.

Ao longo de 2019, foram capacitados 127 servidores em três cursos (Auditoria Interna, Gestão de Riscos Integrada ao Sistema de Gestão da Qualidade; Interpretação da Norma NBR ISO 9001:2015 e Elaboração e Monitoramento de Indicadores da Qualidade) e, como lembrou Fernando Hugo, mostrou grande envolvimento dos colaboradores do Procon Alec. “Não tenho dúvidas de que hoje o maior patrimônio do Procon Alec são os “proconistas”, servidores compromissados em atender a população cearense e igualmente preocupados em melhorar cada vez mais esse atendimento", afirma o parlamentar.

Conforme Fernando Hugo, diariamente lidamos com pessoas que chegam de algum modo frustradas por terem sido tolhidas em seus direitos consumeristas. "Temos para estas pessoas uma importância imensa, pois chegam com a ânsia de solução para seus problemas (que as vezes não é possível ser solucionado). Por isso precisamos saber lidar com essas expectativas sem se distanciar, um milímetro, da legislação. Agora estamos ingressando em um momento decisivo no tocante à implantação da certificação ISO, que tem sido uma meta não só da direção do Procon, mas de todos”, afirmou Fernando Hugo.

Também presente, a Coordenadora-geral do Procon Alec, Valéria Cavalcante, informou que serão retomadas as reuniões semanais de avaliação para implantação do Sistema da Gestão de Qualidade/Certificação ISO:9005.

“Já na primeira semana de fevereiro retomaremos as avaliações sistemáticas e as reuniões de encaminhamentos das ações para a certificação. Já foram finalizados vários processos como a revisão do Plano Estratégico do Procon Alec; definição da política de qualidade e objetivos da qualidade; mapeamento dos processos internos; procedimentos e instrução de trabalho; elaboração de documentação para o Sistema da Gestão de Qualidade; elaboração dos indicadores do Sistema da Gestão de Qualidade e capacitação dos Servidores. Agora vamos rever tudo e preparar uma auditoria interna que fará uma avaliação a fim de nos prepararmos para as avaliações obrigatórias e auditoria externa da empresa responsável pela certificação ISO:2015”, salientou Valéria.

RL.

Lido 10 vezes.