Procon da Assembleia Legislativa ajuda consumidor a evitar superendividamento
Por Super Alece
11/02/2020 15:14 | Atualizado há
1806 dias
Foto:
O crescimento do endividamento do brasileiro, além de revelar a perda do poder de compra do trabalhador acumulada ao longo dos anos, mostra que o cidadão precisa ser mais informado sobre os contratos de empréstimos e se aquela modalidade de tomada de crédito é mesmo necessária.
No Procon da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Procon Alec), o cidadão pode buscar auxílio para evitar assinar um contrato de empréstimo sem o conhecimento das implicações que pode gerar no orçamento familiar.
Contratar empréstimos indiscriminadamente pode levar ao superendividamento, que é quando os gastos superam os ganhos mensais, impedindo que as despesas sejam quitadas, podendo acarretar ainda em restrição em empresas de crédito.
Rodrigo Colares, coordenador do Procon Alec, informa que uma das razões do superendividamento está relacionada ao “costume” de contrair empréstimos e, quando menos percebe, já é tarde demais para o consumidor se livrar da dívida elevada.
“O superendividamento é algo que nos preocupa muito, pois o fornecimento, por parte das instituições financeiras, coloca para o consumidor apenas o valor do que ele vai levar e acaba impingindo-lhe inúmeras prestações em um prazo muito longo, acarretando no comprometimento da renda. Além disso, muitas vezes, o consumidor adquire um cartão de crédito e não sabe o peso que o cartão pode trazer para o orçamento familiar. Assim, quando o cidadão passa por um momento de aperto, como um problema de saúde na família, fica difícil honrar estas prestações", sugere.
Rodrigo Colares ressalta a necessidade de o consumidor buscar orientações e destaca o papel do Procon nesse sentido. "O Procon Alec busca esclarecer os consumidores, com palestras e no nosso atendimento. Eu oriento as pessoas a procurar os órgãos de defesa do consumidor com os contratos desses empréstimos, a fim de que possamos ajudá-lo na compreensão das suas obrigações e evitar o superendividamento. É preciso que o consumidor seja esclarecido, se realmente ele quer e precisa daquilo", destacou Rodrigo Colares.
O atendimento no Procon Alec é presencial, de segunda-feira a sexta-feira.
Horário de funcionamento:
Manhã - 8h às 12h
Tarde - 13h às 17h
Distribuição de senhas:
Manhã - 8h às 11h30min.
RL
Tarde - 13h às 16h30min
Local: Edifício Deputado José Euclides Ferreira Gomes. Anexo II - Térreo
Última modificação em terça-feira, 11 de Fevereiro 2020 15:14.