Carregando ...

Dia Mundial do Consumidor é celebrado no Procon AL


Por Super Alece
26/11/2019 15:14 | Atualizado há 1636 dias

Compartilhe esta notícia:
Dia Mundial do Consumidor é celebrado no Procon AL

O servidor da Assembleia Legislativa do Ceará e a população cearense têm um motivo especial para celebrar nesta sexta-feira, 15 de março, o Dia Mundial do Consumidor. Há 18 anos, o Procon Assembleia atua para garantir os direitos do cidadão, mediando conflitos nas relações de consumo e promovendo audiências de conciliação.

Um dos coordenadores do Procon Assembleia, o advogado Rodrigo Colares, reforça que o órgão é uma ferramenta fundamental não apenas para conscientização,mas também para a efetivação e defesa dos direitos do consumidor. ''Ao longo desses anos, percebemos o aumento da demanda porque a população sabe que quando seu direito for violado tem um instrumento eficaz e efetivo para recorrer e solucionar seu problema. Se o órgão não funcionasse,a população não viria mais'', destaca.

O Procon Assembleia também beneficia a população cearense através de ações. O programa permanente de educação para o consumo é realizado em escolas para conscientizar os estudantes sobre os seus direitos.O mutirão para renegociação de dívidas é outra iniciativa que conta com grande receptividade do público.Rodrigo Colares destaca que a política financeira global  é uma solução imediata para o consumidor,fruto de avanço ao longo dos anos.

Qualidade do serviço atestada pelos usuários

Os dados comprovam a eficiência. Em 2018,mais de 13 mil procedimentos foram realizados entre reclamações,audiências,atendimento call center e cálculos revisionais. Antônia Kelina, recorreu ao órgão  por uma cobrança indevida de uma empresa de telefonia móvel. ''Sempre ouço falar bem do Procon Assembleia.Vim em busca dos meus direitos,porque uma empresa fez um débito automático indevido e não me decepcionei com o serviço. Fui rapidamente atendida,a audiência de conciliação já foi marcada e estou confiante'', afirma.

Alessandra Moura também registrou queixa contra uma empresa de telefonia móvel. ''Contratei um serviço que não foi prestado.Quando cancelei,recebi uma multa.Tentei negociar por telefone e vim ao Procon atrás dos meus direitos.O serviço é rápido e de qualidade.Daqui a 30 dias retorno para a audiência de conciliação. Se eles me enviarem uma proposta de acordo,o caso pode ser resolvido antecipadamente'', destaca.

A conduta irregular de uma empresa de energia elétrica motivou Lizete Sousa a procurar o Procon Assembleia. Na fila de espera para a audiência de conciliação,o sentimento era de esperança. ''Confio na Justiça e sei aqui temos bons profissionais que vão ajudar a solucionar o meu caso.Estou confiante que tudo dará certo'', afirma.

Você sabia?

A  maior demanda  do Procon AL é relativa a questões financeiras. Operadoras de telefonia móvel e cartões de crédito lideram os índices de reclamações. Quando o caso não é solucionado por meio de audiência de conciliação, o Procon conta com a parceria do Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Decon) por meio de convênio. ''Quando não há acordo,analisamos o processo e realizamos o parecer. Se ele for desfavorável à empresa, é enviado para o Decon para aplicação de multa.Isso promove uma política dentro das empresas de tentar solucionar o problema no próprio Procon'', destaca Colares.

Lido 7 vezes.