Procon Assembleia encerra 2024 com mais de 17 mil atendimentos ao consumidor
Por Super Alece
22/01/2025 11:32 | Atualizado há
3 horas
Foto: Foto: Bia Medeiros
O ano de 2024 foi sinônimo de muito trabalho para o Programa de Orientação, Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará. Ao todo, até dezembro deste ano, foram 17.136 atendimentos prestados ao público, comprovando mais uma vez o papel do Procon na educação, orientação e defesa do consumidor cearense, além da intermediação de conflitos.
Entre os serviços prestados pelo Procon Assembleia estão a abertura de reclamação por telefone, carta ou audiências; cálculo de revisional; parecer e consultas. Além disso, o órgão mantém um programa permanente de educação para o consumo por meio do Procon Responde, com vídeos nos quais os advogados esclarecem as principais dúvidas dos consumidores, disponível no link https://procon.al.ce.gov.br/.
De acordo com a chefe do Procon Assembleia, Valéria Cavalcante, os tipos de queixa a empresas que lideram o ranking estão relacionados a cobrança indevida; lançamentos de serviços não solicitados na fatura; mudança unilateral nos contratos com reajuste no valor do serviço; empréstimo consignado não autorizado; refinanciamento de empréstimo sem o consentimento do consumidor; cálculo e negociação de débitos; problemas com contratos (descumprimentos e cláusula abusiva) e problema na qualidade do produto ou do serviço.
Gestores do Procon: Ana Pontes, Telma Valéria , Liebe Andrade, Valéria Cavalcante, Josaina Menezes e Rodrigo Colares - Foto: Bia Medeiros
Valéria Cavalcante ressalta ainda como o órgão vem se aproximando do público em geral, possibilitando ao consumidor o reconhecimento dos seus direitos.
“Esse ano, além do expressivo número de atendimentos, tivemos o lançamento do projeto Procon Alece de Portas Abertas, que foi um sucesso. Proporcionamos aos estudantes a oportunidade de conhecerem os setores e o funcionamento do órgão de defesa do consumidor. Se, por um lado, a internet facilitou o acesso dos consumidores a produtos e serviços, também proporcionou um maior acesso aos seus direitos, não havendo assim impedimentos para que o público busque a resolução de questões relacionadas ao consumo”, pontua.
O Procon Assembleia dispõe ainda de um Sistema de Gestão da Qualidade que conquistou a certificação internacional ISO 9001 em 19/11/2021. Essa importante conquista trouxe ao órgão o reconhecimento de ser o primeiro Procon de assembleias legislativas do País a obter tal certificação.
SERVIÇO
Procon Assembleia
Funcionamento: segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.
Avenida Pontes Vieira, nº 2.348, anexo III, 3º andar, Edifício Deputado Francisco das Chagas Albuquerque, Bairro Dionísio Torres, Fortaleza-CE.
Site: https://procon.al.ce.gov.br
Telefones: (85) 3277-3800 / 3277-3801
E-mail geral: proconalece@al.ce.gov.br
E-mail exclusivo para envio de reclamação: proconalece.atendimento@al.ce.gov.br.
Agência de Notícias da Alece
Última modificação em quarta-feira, 22 de Janeiro 2025 11:47.