Projeto Procon Alece de Portas Abertas recebe primeira turma de estudantes

28/05/2024 18:57 | Atualizado há 58 dias

Projeto Procon Alece de Portas Abertas recebe primeira turma de estudantes
Projeto Procon Alece de Portas Abertas recebe alunos do curso de Direito da Unifor -
Foto: Foto: José Leomar

O Procon Alece de Portas Abertas, projeto da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) por meio do Procon Assembleia, recebeu, nesta segunda-feira (27/05), às 9h, sua primeira turma de estudantes. Cerca de 40 alunos do curso de Direito da Universidade de Fortaleza (Unifor) tiveram a oportunidade de conhecer mais sobre seus direitos e o funcionamento do órgão.

De acordo com a chefe do Procon Assembleia, Valéria Cavalcante, a iniciativa tem como objetivo proporcionar aos estudantes a oportunidade de conhecer os setores e o funcionamento do órgão de defesa do consumidor. “O Procon Assembleia é o único do Brasil com certificação ISO 9001. Esse padrão de qualidade nos motivou a abrir nossas portas para que alunos de todas as faculdades possam conhecer nossas práticas”, destacou.

A assessora técnica do Procon Assembleia, Telma Valéria, também reforçou a importância de manter o órgão acessível a todas as universidades, permitindo que os alunos conheçam seu funcionamento. “Essa vivência amplia o conhecimento dos estudantes. Na universidade, eles aprendem a teoria, aqui têm a oportunidade de experimentar a prática”, explicou. Na ocasião, cada aluno recebeu um exemplar do Código de Defesa do Consumidor (CDC), reforçando o compromisso do Procon Assembleia com a educação e a formação prática dos futuros profissionais do Direito.

Telma Valéria acrescentou que o projeto, que recebeu a primeira visita dos alunos nesta segunda-feira, continuará de portas abertas não apenas para as universidades, mas também para todas as escolas interessadas.

“Estamos à disposição para orientar todos os alunos sobre o funcionamento do órgão, desde a abertura de reclamações no balcão do consumidor até a realização de audiências de conciliação e a tramitação dos processos. Qualquer escola que precise de orientação para seus alunos, para que eles possam cada vez mais conhecer seus direitos e exercer sua cidadania, será bem-vinda. Todos nós somos consumidores, e é fundamental que os jovens aprendam a defender seus direitos”, assinalou Telma Valéria.

A visita foi acompanhada pela professora Carla Pimenta e pelo coordenador do curso de Direito da Unifor, Francisco Medina Sampaio. Ele destacou a relevância da visita para os alunos e a importância da parceria com a Alece. “Permite que os alunos conheçam de forma mais próxima a realidade da relação de consumo, entendam seus direitos e saibam onde buscá-los. Além disso, aprendem sobre os trâmites de mediação e conciliação, o que é essencial não só para compartilharem essa informação com outras pessoas, mas também para aplicarem no dia a dia. Proporcionar essa experiência mais ampla ajuda os alunos a compreenderem o que a Assembleia pode oferecer de benefício para todos”, afirmou Medina.

Ele também ressaltou a integração prática e teórica proporcionada pela visita. “Nós temos uma disciplina de Direito do Consumidor, então nada melhor do que ver a teoria e, aqui, vivenciar um pouco da prática, conhecendo a experiência do órgão. Inclusive, temos um anexo do Procon na Unifor, no nosso Escritório de Práticas Jurídicas, mas é sempre importante fortalecer esses vínculos e aproveitar novas oportunidades de aprendizado”, acrescentou.

Os alunos presentes também destacaram a importância da visita. Pedro Victor Mello, do 1º semestre, expressou suas expectativas sobre a experiência. “É uma grande oportunidade que a Assembleia está nos proporcionando, abrir as portas para os alunos da Unifor para conhecer este setor. Esta é uma experiência enriquecedora, que vai agregar tanto para minha vida acadêmica, que estou apenas iniciando, quanto para minha vida profissional no futuro. Certamente terá um grande efeito positivo na minha vida acadêmica quanto na profissional, no futuro”, frisou.

Roger D’Lucca, também do primeiro semestre, agradeceu pela oportunidade. “Estou no primeiro semestre, e essa visita é uma experiência muito enriquecedora para nós. Quero conhecer outras áreas para, no futuro, escolher aquela com que mais me identifico”, pontuou.

CERTIFICAÇÃO ISO 9001

O Procon da Assembleia Legislativa do Ceará implementou um sistema de gestão da qualidade a partir de 2019, obtendo a certificação ISO 9001 em 2021. Essa certificação, que atesta a qualidade contínua dos serviços, fez do Procon Alece o primeiro Procon de assembleias legislativas no Brasil a obter tal reconhecimento.

A certificação ISO conquistada em 2021 teve duração de três anos. Atualmente o Procon Alece concluiu o ciclo de certificação e agora um novo será iniciado, chamado de recertificação, cuja duração também será de três anos e, dessa forma, o órgão passará novamente por auditorias externas no intuito de continuar mantendo a certificação ISSO 9001 e consequentemente a qualidade dos serviços prestados e a satisfação dos consumidores que utilizam esses serviços.

SERVIÇO:

As instituições de ensino interessadas em participar e conhecer melhor o projeto devem procurar o órgão pelos telefones: (85) 3277-3800 / (85) 3277-3801 ou enviar um e-mail: proconalece@al.ce.gov.br

Agência de Notícias da Alece