Controladoria inicia auditoria interna da Gestão da Qualidade dos órgãos da Alece
Com o objetivo de iniciar auditorias internas no Procon Alece e na Consultoria Técnica Legislativa (CTLegis), a Assembleia Legislativa do Estado do Ceará realizou, nesta segunda-feira (25/08), reunião com servidores e dirigentes dos dois órgãos e da Controladoria e Diretoria Legislativa da Casa.
O objetivo da auditoria interna é verificar se CTLegis e Procon Alece estão com os procedimentos em conformidade com o que estabelece a certificação do controle de qualidade, da Norma NBR ISO 9001:2015. O trabalho realizado será reavaliado, em novembro, quando acontecerá a auditoria externa para renovação da certificação.
Carlos Martins, diretor legislativo da Casa, explicou que auditoria interna é "promovida pela Controladoria, para que nós nos preparemos, através desta auditoria interna, para receber a auditoria externa", disse.
O gestor destacou que o processo de certificação tem intuito de melhorar e aprimorar a metodologia empregada e a dinâmica do serviço prestado. Para o diretor, a certificação ISO “traz credibilidade e confiabilidade nos serviços que são executados. E, por conta dessas auditorias, eles têm uma qualidade cada vez melhor”.
Preparação e avaliação
A chefe do Procon Alece, Valéria Cavalcante, que conduziu a reunião, observou que esta será a primeira vez que a a auditoria do órgão será feita pelos servidores da Controladoria. “Por iniciativa do controlador Paulo Rolim, os auditores da Casa foram disponibilizados e irão também nos treinar e capacitar”, indicou.
Ela considerou que o treinamento será de grande valia como preparação para a auditoria externa. “Nós somos o primeiro Procon do Brasil com certificação ISO 9001. A nossa competência está sendo avaliada a todo momento por conta do certificado, por servidores e consumidores. Assim, temos a certeza que o serviço está sendo aprimorado e temos uma qualidade de excelência”.
Ela salientou ainda que a auditoria é uma oportunidade de corrigir eventuais falhas, fortalecer os processos e, principalmente, garantir maior satisfação ao consumidor que procura o Procon Alece.
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Foto: Junior Pio
A orientadora da CTLegis, Erliene Vale, avaliou que o momento é uma oportunidade para realizar um olhar sobre o processo do órgão. "A partir da ótica da Controladoria serão analisados os nossos processos e propostas de melhorias para nossas rotinas e processos. A gente faz parte da rotina da qualidade, e contamos com a avaliação da perspectiva do cliente em relação à satisfação do serviço", considerou.
Ela ressaltou que, a cada entrega, o cliente recebe um QRcode para fazer uma avaliação do que foi recebido.
Conhecendo o funcionamento
O assessor de controle interno da Controladoria, Édipo Henrique de Oliveira, que representou o controlador Paulo Rolim na reunião, explicou que a auditoria interna será realizada em duas semanas. Ele ressaltou que a Controladoria tem participado desse trabalho há seis anos na CTLegis e, este ano, está realizando o procedimento no Procon Alece pela primeira vez.
Antes da auditoria ser iniciada, a Controladoria recebeu uma "extensa e completa documentação" do órgão, para fazer o planejamento do trabalho iniciado hoje, segundo o assessor. "Desde julho estamos planejando como vamos atuar. Agora, iremos promover uma série de visitas in loco para fazer entrevistas com os servidores, conhecer os processos funcionando na prática, além de ver os indicadores de desempenho", detalhou.
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Foto: Junior Pio
No caso da CTLegis, que já vem sendo acompanhando, o processo busca detectar oportunidades de melhoria nos processos e, eventualmente, verificar alguma inconformidade em relação à norma ISO 9001, disse o assessor.
“Nós temos observado que este órgão vem melhorando os seus processos dia a dia, promovendo ampla divulgação dos seus serviços junto aos parlamentares, que são o principal cliente do órgão”, comentou, citando a elaboração pelo órgão um portfólio de serviços para divulgar suas atividades, fruto do trabalho da consultoria interna.
Visitas de avaliação
A orientadora da Célula de Inspeção e Auditoria Interna da Controladoria, Amanda Cavalcante de Lima, informou que a equipe que irá fazer as auditorias é composta por 10 servidores da célula. “A partir desta segunda-feira, estaremos percorrendo os órgãos que fazem parte do escopo da certificação”.
As servidoras da Controladoria que estão participando da auditoria são, além de Amanda Cavalcante, Glafira Soares, Milene Freire, Rafaela Aguiar, Rosa Emília, Jacqueline Socorro, Maria de Fátima Castro, Scheilla Maria Bastos, Maria Inês Eleutério e Sílvia Maria Penaforte.
Núcleo de Comunicação Interna da Alece
Procon Alece firma convênio com Câmara de Granja e anuncia uso de inteligência artificial
A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) firmou, na manhã desta quinta-feira (21/08), convênio de cooperação técnica com a Câmara Municipal de Granja para a instalação de um núcleo do Programa de Orientação, Proteção e Defesa do Consumidor (Procon Alece) no Município. O ato ocorreu no gabinete da Presidência da Casa.
O presidente da Alece, deputado Romeu Aldigueri (PSB), destacou a importância da expansão do serviço para o interior do Ceará. “Só no ano passado, o Procon da Assembleia atendeu mais de 18 mil cidadãos e cidadãs cearenses. É nosso interesse que o exemplo de Granja se multiplique em todas as 184 câmaras municipais do Estado”, afirmou.
O presidente também reforçou o compromisso da Casa com a defesa dos consumidores. “A Assembleia disponibiliza toda a expertise, treinamento, capacitação e acompanhamento metodológico necessários para implantar núcleos de defesa do consumidor em cada cidade”, comentou Romeu Aldigueri.
O deputado Fernando Hugo (PSD), presidente da Comissão de Defesa do Consumidor e do Procon Alece, lembrou que o órgão foi o primeiro do Brasil vinculado a um parlamento estadual, além de ser certificado internacionalmente pelo ISO 9001.
“Nosso Procon cresce não apenas em quantidade, mas também em qualidade. É um serviço que acolhe os consumidores em suas demandas, seja uma compra individual ou um serviço coletivo de energia, água ou telecomunicações. A Casa está de portas abertas para garantir direitos e soluções práticas”, ressaltou.
O presidente da Câmara Municipal de Granja, vereador Antônio José, celebrou a parceria, destacando que a presença do Procon no município vai aproximar os serviços da população local e fortalecer a defesa dos consumidores.
“Gostaria de agradecer o nosso presidente Romeu Aldigueri e o deputado Fernando Hugo pela parceria da Assembleia Legislativa com a Câmara Municipal de Granja. Nessa parceria, já implantamos ações com a Unipace, com a Procuradoria Especial da Mulher e agora com o Procon. A Assembleia está abrindo esse leque de serviços e capacitando as câmaras municipais para levar esses importantes serviços aos municípios”, destacou. Também esteve presente ao ato o vereador de Granja, Caio Coelho.
PROCON ALECE ADOTA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
A chefe do Procon Alece, Valéria Cavalcante, anunciou que o órgão passará a utilizar ferramentas de inteligência artificial para otimizar o atendimento aos consumidores. “O presidente Romeu Aldigueri nos presenteou com um curso de IA. A partir de janeiro, o Procon já deve estar operando com esse recurso, o que trará mais agilidade e eficiência aos nossos procedimentos”, explicou.
PROCON ASSEMBLEIA
O Procon Alece foi criado em 13 de dezembro de 2001 e é vinculado à Mesa Diretora da Assembleia Legislativa. A missão do órgão é orientar o consumidor sobre os direitos, intermediar os conflitos nas relações de consumo, promover audiências de conciliação e informar as providências cabíveis, caso seja necessário recorrer à via judicial.
Os municípios interessados em firmar o convênio devem formalizar a parceria por meio dos presidentes das câmaras municipais, apresentando os dados pessoais (CPF, RG e endereço), a ata de posse no Poder Legislativo municipal, cópia do diploma de vereador e a instalação de Comissão de Defesa do Consumidor na respectiva câmara.
SERVIÇO - PROCON ALECE
Telefones: (85) 3277-3800 / (85) 3277-3801
E-mail: proconalece@al.ce.gov.br
Onde: Edifício Deputado Francisco das Chagas Albuquerque (Anexo III da Alece), 3º andar
Endereço: Av. Pontes Vieira, n° 2.348, bairro Dionísio Torres, Fortaleza/CE
Agendamento: https://procon.al.ce.gov.br/atendimento
Mais informações: https://procon.al.ce.gov.br/
Alece promove curso de inteligência artificial e inovação no atendimento ao consumidor para servidores
Em um mundo cada vez mais on-line, o uso de inteligência artificial e outras ferramentas tecnológicas passa a ser essencial para a melhora das atividades, sobretudo dentro de organizações públicas, para a inovação e a eficiência na entrega de serviços aos cidadãos.
Nessa perspectiva, a Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), por meio do Procon Alece e em parceria com a Unipace, deu início, nesta segunda-feira (18/08), ao curso “Inteligência Artificial e Inovação no Atendimento ao Consumidor: Desafios Éticos e Oportunidades no Procon Alece”. A formação seguirá pelos dias 20, 22, 25, 27 e 29 agosto.
O principal objetivo da capacitação é possibilitar que os profissionais do Procon e demais órgãos de defesa do consumidor possam compreender, avaliar e aplicar soluções de inteligência artificial no atendimento ao público.
Também está no escopo do curso que os servidores consigam entender melhor os impactos nas relações de consumo, considerando os desafios éticos, jurídicos e operacionais envolvidos no uso dessas ferramentas.
A chefe do Procon Alece, Valéria Cavalcante, destacou que a expectativa é agilizar cada vez mais o atendimento do órgão.
“Nós vamos ter um atendimento mais rápido, mais compacto, e os e-mails serão bem mais rápidos de serem respondidos. Nós temos o ISO 9001, e essa certificação exige que nós tenhamos sempre a capacitação dos servidores, então eles estão o tempo todo evoluindo. E se você agiliza o atendimento, o retorno do consumidor é melhor”, afirmou.
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Servidor Francisco Costa. Foto: Dário Gabriel
O servidor da Alece Francisco Costa foi um dos organizadores da capacitação e contou como se deu esse processo. Para ele, a busca principal é capacitar a equipe para trazer excelência no atendimento para o consumidor e agilidade nas reclamações.
“Inicialmente, tivemos contatos no nosso dia a dia com relação à inteligência artificial em trabalho de gabinete, de protocolos aqui dentro da Alece. Ao conhecer essa relação entre o uso dessas tecnologias voltadas para a relação de consumo em um evento, vimos ali o leque de oportunidades que a ferramenta pode trazer para a qualificação dos servidores, na agilidade no atendimento, no aperfeiçoamento na própria abertura de reclamação e em levantamento de dados”, disse.
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Servidor Rodrigo Colares. Foto: Dário Gabriel
Entre os participantes do curso está o servidor do Procon Alece Rodrigo Colares, que ressaltou que qualificações como essa se tornam ainda mais importantes em uma sociedade que vem se automatizando, vivendo o momento das redes sociais e da internet.
Isso porque, segundo ele, essa migração aconteceu também dentro das relações de consumo, em que a grande maioria dos consumidores acessam e utilizam a internet para comprar ou para levar as suas demandas.
“De fato, a nossa grande massa de reclamações chega por e-mail. E nós precisamos aprender a tratá-las com responsabilidade, utilizando as tecnologias que hoje nós temos à disposição. Claro, entendemos que a inteligência artificial é uma tecnologia nova, que deve ser utilizada de forma responsável, e por isso estamos aqui, para aprender como utilizá-la em nossas vidas e melhorar a prestação de serviço para o consumidor cearense”, assinalou.
Sobre a formação
O curso é voltado principalmente para os servidores que atuam no Procon Alece e terá a carga horária de 24 h/a, com aulas nos dias 20, 22, 25, 27 e 29 de agosto, das 13h às 17h.
A formação conta com o professor João Araújo Monteiro Neto, especialista no assunto e coordenador do Grupo de Estudos em Tecnologia, Informação e Sociedade (Getis) da Universidade de Fortaleza (Unifor).
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Foto: Dário Gabriel
De acordo com ele, o uso de tecnologias como a inteligência artificial na administração pública tem um potencial muito grande de aumentar a produtividade e a eficiência dessas atividades de atendimento.
“Traz mais agilidade e mais capacidade de alcançar pessoas que tenham algum tipo também de dificuldade de acesso aos serviços públicos como um todo. Então, utilizar tecnologia, usar inteligência artificial, inclusive no processo de capacitação das pessoas, do cidadão, é um caminho muito interessante para empoderamento e, no caso das nossas discussões aqui, de empoderamento do próprio consumidor”, indicou.
O professor destaca também os principais tópicos a serem trabalhados, como o funcionamento dos modelos de inteligência artificial, as regras que devem ser utilizadas e observadas quando do uso desses modelos, especialmente pela administração pública.
“Também como é que a gente pode utilizar isso para melhorar a performance dos órgãos que estão atuando em atendimento ao consumidor, garantindo também a proteção aos seus direitos e dados pessoais e outras regras que devem ser observadas”.
Núcleo de Comunicação Interna da Alece
Procon Alece avança na interiorização em parceria com os parlamentos de Aquiraz e Barbalha
A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), por meio do Programa de Orientação, Proteção e Defesa do Consumidor (Procon Alece), segue avançando no processo de interiorização dos seus serviços. Nesta semana, duas importantes ações marcaram esse movimento: a assinatura de convênio com a Câmara Municipal de Aquiraz e o treinamento de servidores da Câmara de Barbalha para a implantação de novos núcleos locais de atendimento.
Na última terça-feira (05/08), o deputado Fernando Hugo (PSD), presidente da Comissão de Defesa do Consumidor e do Programa de Orientação, Proteção e Defesa do Consumidor da Alece, recebeu o presidente da Câmara de Aquiraz, vereador Maurício Matos (DC), para formalizar o convênio que garantirá à população do município acesso direto ao atendimento do Procon dentro do Legislativo local.
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Procon Alece tem convênio com casas legislativas e entidades de ensino - Foto: Bia Medeiros
Durante a assinatura, Fernando Hugo destacou o pioneirismo e a qualidade do Procon da Assembleia. “É indispensável frisar o trabalho do Procon Alece, que se tornou uma referência entre os Procons do Brasil, com uma atuação indiscutivelmente icônica e de excelência. Somos o primeiro Procon de uma assembleia legislativa do País a conquistar o selo ISO 9001, há cinco anos, e isso se deve à dedicação da equipe. Com esse convênio, o cidadão de Aquiraz poderá contar com uma porta aberta para resolver seus conflitos de consumo. É uma vitória do povo”, afirmou o parlamentar.
O vereador Maurício Matos ressaltou que a parceria fortalece ainda mais o papel da Câmara como instituição próxima da população. “A Câmara de Vereadores é a que está mais próxima da população, é onde você encontra com mais facilidade seus representantes. E hoje, graças a esse convênio com a Assembleia, temos um suporte ainda maior para prestar um serviço de mais excelência”, afirmou.
Ele também convocou a população a procurar o Procon. “Hoje é tão difícil a gente ganhar um dinheirinho. E não podemos ser enganados por pessoas inescrupulosas que usam da boa-fé do nosso povo. Conclamamos todos os moradores de Aquiraz a procurar o nosso Procon Câmara para defender seus direitos”, pontuou.
NOVO NÚCLEO EM BARBALHA
Também nesta semana, nos dias 5, 6 e 7 de agosto, o Procon Alece promoveu uma capacitação intensiva para os servidores da Câmara Municipal de Barbalha. O treinamento está entre os pré-requisitos para a implantação do núcleo na cidade, prevista para funcionar na próxima segunda-feira (11/08).
De acordo com a assessora técnica do Procon Alece, Telma Valéria, o treinamento realizado com os servidores das câmaras conveniadas é fundamental para garantir um atendimento de qualidade à população. “Eles passam inicialmente pelo Balcão do Consumidor, onde aprendem a identificar o que é ou não uma relação de consumo. Depois, recebem orientações sobre como abrir uma reclamação, redigir a petição inicial e reunir a documentação necessária”, destaca.
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Os servidores da Câmara de Barbalha acompanham todas as etapas de atendimento na sede do Procon Alece - Foto: José Leomar
Ela acrescenta que os participantes também acompanham as audiências de conciliação, etapa essencial para resolver conflitos sem a necessidade de recorrer à Justiça. “Esse processo reduz a judicialização e garante mais agilidade para o cidadão. Nosso objetivo é que eles saiam daqui capacitados e confiantes para iniciar o trabalho em seus municípios, sempre podendo contar com o suporte do Procon Alece”, explicou.
Sob o comando do presidente da Alece, deputado Romeu Aldigueri (PSB), a chefe do Procon Alece, Valéria Cavalcante, reforçou que a interiorização é prioridade da atual gestão. “Com o apoio do presidente Romeu Aldigueri, estamos firmando convênios e qualificando equipes para prestar um serviço de excelência nos municípios. Só este ano, já são 11 núcleos em processo de implantação. Nosso objetivo é que o cidadão não precise sair de sua cidade para ter seus direitos respeitados”, afirmou.
Representando a Câmara de Barbalha, o diretor-adjunto Jânio Silva destacou que a população local carecia de um serviço especializado em defesa do consumidor. “Essa parceria com a Alece atende a uma demanda crescente. Com o treinamento recebido, estaremos prontos para oferecer um atendimento de qualidade, beneficiando não só Barbalha, mas também cidades vizinhas”, declarou.
EXPANSÃO E COMPROMISSO COM O CIDADÃO
A ampliação dos núcleos do Procon Alece pelo interior do Estado tem como base a descentralização dos serviços e a qualificação contínua dos servidores municipais. Com certificação ISO 9001, o programa se destaca como referência nacional na defesa dos direitos do consumidor, promovendo não apenas atendimentos, mas também a educação para o consumo consciente.
“A defesa do consumidor hoje é tão importante quanto qualquer outro direito civil. Tudo gira em torno do consumo, da compra de um celular ao pagamento de serviços essenciais. Por isso, o Procon Alece trabalha para que os cidadãos estejam informados e tenham onde recorrer quando seus direitos forem violados”, concluiu Valéria Cavalcante.
Núcleo de Comunicação Interna da Alece
Procon Alece formaliza convênio de cooperação técnica com Câmara Municipal de Meruoca
O Programa de Orientação, Proteção e Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará firmou mais um convênio para implantação de um núcleo do Procon Alece, dessa vez no município de Meruoca.
A assinatura do acordo aconteceu na manhã desta terça-feira (08/07), na sede do poder Legislativo, e contou com a presença do presidente da Comissão de Defesa do Consumidor da Alece, deputado Fernando Hugo (PSD), a chefe do Procon Alece, Valéria Cavalcante e da vereadora e presidente da Câmara Municipal de Meruoca, Ana Carina de Oliveira Santos. Até momento, cerca de 30 municípios cearenses são convêniados com o Procon Alece.
O deputado Fernando Hugo celebrou que mais um município do Ceará esteja buscando oferecer à sua população os serviços do Procon. “É com muito orgulho que efetuamos mais um convênio e com um município com população superior a 15 mil habitantes, que agora terão todo suporte e orientação do Procon na solução de queixas daqueles que se sentiram prejudicados após uma compra ou prestação de serviço”, assinalou.
Para a chefe do Procon, Valéria Cavalcante, esta é mais uma conquista do Procon Alece. “Mais um passo para alcançarmos os objetivos do nosso presidente Romeu Aldigueri e do deputado Fernando Hugo, de interiorizar o Procon, levando o acesso à defesa do consumidor para todo o Ceará, promovendo todo o treinamento do pessoal para que o serviço prestado seja de excelência”, explicou.
De acordo com a presidente da Câmara de Meruoca, Ana Carina, o convênio representa um grande avanço para a população. “Estamos aqui buscando mais um serviço para o nosso povo, levando o Procon e toda expertise da Assembleia para o treinamento dos nossos servidores, garantindo assim o acesso e apoio para todos que se sentirem prejudicados enquanto consumidores”, pontuou.
PROCON ALECE
O Procon Alece foi criado em 13 de dezembro de 2001 e é vinculado à Mesa Diretora da Assembleia Legislativa. A missão do órgão é orientar o consumidor sobre seus direitos, intermediar os conflitos nas relações de consumo, promover audiências de conciliação e informar as providências cabíveis, caso seja necessário recorrer na via judicial.
Os municípios interessados em firmar o convênio devem formalizar a parceria por meio dos presidentes das câmaras municipais. O presidente da casa legislativa deve apresentar seus dados pessoais (CPF, RG e endereço), além da ata de posse no Poder Legislativo municipal, cópia do diploma de vereador e a instalação de Comissão de Defesa do Consumidor na Câmara.
Edição: Lusiana Freire
Procon Alece formaliza convênio de cooperação técnica com a Câmara Municipal de Tururu
A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) celebrou, na manhã desta quarta-feira (02/07), convênio de cooperação técnica para a instalação de um núcleo do Programa de Orientação, Proteção e Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa (Procon Assembleia) na Câmara Municipal de Tururu.
A chefe do Procon Assembleia, Valéria Cavalcante, ressaltou que a instalação do órgão vai facilitar a comunidade local e da região a acessar os serviços de proteção ao consumidor. “As pessoas de Tururu e da região não vão mais precisar se deslocar a Fortaleza, ou seja, vai ficar mais fácil o atendimento, portanto, se você comprou uma televisão e não teve resultado, aí você já vai ao Procon do próprio município e resolve sua demanda”, celebrou.
Valéria frisou que os servidores do Procon Assembleia ficarão responsáveis pelo treinamento dos servidores da Câmara de Tururu para atender a população da melhor forma possível. “Eles terão todo o nosso apoio”, afirmou. Conforme ela, o presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), deputado Romeu Aldigueri (PSB), quer todo o interior atendido pelo Procon Alece.
O presidente da Câmara Municipal de Tururu, Francisco Gláucio Damasceno Chaves (Podemos) agradeceu à Alece e ressaltou a importância da parceria com o Procon Alece. “Eu avaliei que é de fundamental importância para a população local ter o órgão funcionando em plenitude para atender todos os municípios nesse convênio, por isso, eu agradeço pela parceria”.
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Servidores da Câmara de Tururu irão passar por treinamento. Foto: Bia Medeiros.
PROCON ASSEMBLEIA
O Procon da Assembleia Legislativa foi criado em 13 de dezembro de 2001 e é vinculado à Mesa Diretora da Assembleia Legislativa. A missão do órgão é orientar o consumidor sobre seus direitos, intermediar os conflitos nas relações de consumo, promover audiências de conciliação e informar as providências cabíveis, caso seja necessário recorrer na via judicial.
Os municípios interessados em firmar o convênio devem formalizar a parceria por meio dos presidentes das câmaras municipais. O presidente da casa legislativa deve apresentar seus dados pessoais (CPF, RG e endereço), além da ata de posse no Poder Legislativo municipal, cópia do diploma de vereador e a instalação de Comissão de Defesa do Consumidor na câmara.
Procon Alece firma convênio para núcleo em São Gonçalo do Amarante
A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), por meio do Programa de Orientação, Proteção e Defesa do Consumidor (Procon Alece), firmou convênio, na manhã desta terça-feira (24/06), com a Câmara Municipal de São Gonçalo do Amarante para a implantação de um núcleo do Procon Alece na cidade.
Para o presidente da Comissão de Defesa do Consumidor da Alece, deputado Fernando Hugo (PSD), o convênio é mais um passo dado pelo Legislativo estadual no sentido de expandir os serviços de proteção do consumidor para todo o Ceará.
“É uma ação primordial que o Procon Alece tem feito ao longo da sua atuação, defendendo os consumidores e resguardando o direito de usuários lesados pela má prestação de um serviço ou por problemas na aquisição de um bem. Os convênios interiorizam e fortalecem o trabalho que é desempenhado aqui na Alece pelo Procon”, destacou o parlamentar.
Ainda segundo ele, no momento, o Procon Alece tem parcerias firmadas com câmaras municipais, prefeituras e núcleos acadêmicos em todo o Estado, atendendo a população cearense e contribuindo com a proteção dos consumidores em suas demandas.
A chefe do Procon Alece, Valéria Cavalcante, ressaltou que, ao firmar convênios com a Assembleia, os municípios conveniados permitem que a população resolva as suas demandas sem a necessidade de se deslocar para Fortaleza. “O consumidor do interior que se sentir lesado, se a sua cidade tiver uma parceria com o Procon Alece, não vai precisar vir à capital para ser atendido”, informou.
Ela complementou que o Procon Alece oferece capacitação e treinamento para os núcleos sediados no interior do Estado.
Na avaliação do presidente da Câmara Municipal de São Gonçalo do Amarante, vereador Magno do Pecém, quem vai ganhar com a assinatura do convênio é a população do município.
“Nós já temos uma sala do Procon muito ativa na cidade, mas, com essa parceria e a previsão de implantação de um núcleo de atendimento, a expectativa é de que teremos mais respaldo para a nossa atuação e a possibilidade de mais causas ganhas para os nossos consumidores”, salientou Magno do Pecém.
Na próxima terça-feira (01/07), o Procon Alece vai celebrar novo convênio, com a Câmara Municipal de Tururu.
Procon Alece conclui curso de processos internos com servidores
A equipe do Procon Alece concluiu, nesta quarta-feira (18/06), o curso Processos Internos. Ao todo, 47 servidores do órgão da Casa foram capacitados na formação.
As aulas foram ministradas por Josaína Menezes, responsável pelo Sistema de Gestão da Qualidade do Procon Alece, e pelo advogado Rodrigo Colares, assessor técnico do órgão.
Ao longo do curso, propostas dos servidores foram elencadas e serão encaminhadas para a elaboração de um plano estratégico para desenvolvimento e implantação de soluções de pontos identificados pela equipe.
A professora Josaína, graduada em Letras (Uece) e em Sistema de Gestão da Qualidade (UFC), explicou que o curso foi muito rico para os servidores do Procon, por ter sido ministrado por servidores do órgão, que conhecem efetivamente e por completo o processo laboral desenvolvido.
Otimização do trabalho
"O curso ministrado para os servidores tem como objetivo o aperfeiçoamento do trabalho, revisando algumas práticas que apresentavam falhas, para que fossem corrigidas. Com isso, é ampliada a qualidade do serviço prestado ao consumidor que busca o serviço do Procon Alece", disse Josaína.
Ela explicou que, embora as pequenas falhas não contribuam para um prejuízo no resultado final, é preciso corrigi-las, porque o objetivo do Procon Alece é prestar um serviço dentro do previsto e sem incorreções. "Embora essas falhas sejam pequenas, nós temos que agir, porque senão vão tomando força, causando um impacto grande na prestação do sistema", disse.
Josaína Meneses destacou que a atualização constante, servidores preparados e processos qualificados são fundamentais para manter o padrão de excelência que o órgão possui por meio da certificação ISO 9001.
Enriquecedor para equipe
O professor Rodrigo Colares considerou que é sempre enriquecedor buscar, através de um curso, harmonização e padronização de processos dentro de um órgão que presta serviço ao cidadão cearense. Ele indica que o curso superou as expectativas, pois a equipe de servidores do órgão é extremamente coesa.
Segundo Rodrigo, além dos aprendizados, os alunos apresentaram demandas ao longo do curso que poderão causar melhoria do sistema de processamento das reclamações do Procon. "De fato, nós saímos daqui com a entrega que realmente esperávamos e também com várias outras demandas de melhoramento dos processos, de organização e de fluxos”.
Vivenciar o setor
A servidora Jamilly Costa, do Setor de Arquivos do Procon Alece, explicou que a capacitação permitiu vivenciar como todas as áreas atuam. "Isso faz com que os servidores se conectem e consigamos entender como cada setor funciona. Assim, passamos a entender melhor o trabalho dos colegas", avaliou.

Foto: Bia Medeiros
Durante o curso, a servidora considerou que viu o processo de forma integral. "De uma certa forma, eu me sinto parte de todos os setores, porque eu analiso a documentação de todos. Com o curso, ficou mais fácil de compreender como cada área atua", disse.
Alinhamento
O advogado Bruno Feitosa, do Setor de Audiência do Procon Alece, apontou o curso como de suma importância para todos os servidores do órgão. "O principal intuito é termos um alinhamento dos procedimentos internos para melhor atender os consumidores", disse.
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Foto: Bia Medeiros
Com os procedimentos adotados, o advogado prevê que haverá melhorias no atendimento para que o consumidor se sinta "em casa". Ao mesmo tempo, poderão ser alcançados os índices de qualidade máximos em todos os setores do órgão.
Edição: Samaisa dos Anjos
Núcleo de Comunicação Interna da Alece
Procon Alece renova convênio com a Câmara Municipal de Itapajé
A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), por meio do Programa de Orientação, Proteção e Defesa do Consumidor (Procon Alece), renovou, na manhã desta terça-feira (17/06), convênio com a Câmara Municipal de Itapajé para prosseguir com o atendimento à população no Poder Legislativo Municipal, em vigor desde o primeiro semestre de 2023.
O presidente da Comissão de Defesa do Consumidor da Alece, deputado Fernando Hugo (PSD), celebrou a renovação. Segundo ele, o equipamento vai atender à população de Itapajé e municípios no entorno.
“Cada convênio que a Alece faz através do Procon são vitórias da população, porque esse povo vai ter a mão amiga do Procon na defesa do consumidor. Na cidade, encontrarão o Procon na Câmara, graças à vontade e à determinação dos vereadores, com prestação de serviços à luz da orientação jurídica correta, para encontrar a solução ágil, rápida, certa, legal”, comemorou.
A chefe do Procon Alece, Valéria Cavalcante, ressaltou que a descentralização do Procon promovida pelo presidente da Alece, deputado Romeu Aldigueri (PSB), para atender municípios cearenses é importante para dar condições de a população local resolver suas demandas sem se deslocar a Fortaleza. “O consumidor não precisará vir à Alece, porque, qualquer problema que tiver, nós aqui estamos resguardando o Procon de Itapajé”, exaltou.
O presidente da Câmara Municipal de Itapajé, vereador Júnior Sampaio (União), também celebrou a renovação do convênio. Conforme o parlamentar, a parceria com o Procon Alece tem produzido resultados positivos para a população da cidade. “Para mim, é um motivo de alegria renovar esse convênio que vem dando muito certo no município de Itapajé. Nós vamos continuar dando todo o apoio”, destacou.
O coordenador do Procon em Itapajé, Yan Loureto, frisou que o convênio com a Alece vai aprimorar o trabalho realizado pelo órgão. “Nós contamos com assessoria jurídica, fazemos o primeiro atendimento e encaminhamos as demandas. O convênio vai nos permitir acesso à plataforma Proconsumidor, tornando mais fácil esse trabalho”, explicou.
Na próxima terça-feira (24/06), o Procon Alece vai celebrar novo convênio com a Câmara Municipal de São Gonçalo do Amarante.
Edição: Lusiana Freire
Procon Alece firma convênio para implantação de núcleo do órgão em Pentecoste
A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará celebrou, na manhã desta terça-feira (10/06), convênio de cooperação técnica para a instalação de um núcleo do Programa de Orientação, Proteção e Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa (Procon Assembleia) na Câmara Municipal de Pentecoste.
O presidente da Comissão de Defesa do Consumidor da Alece, deputado Fernando Hugo (PSD), recebeu no Procon o presidente da Câmara Municipal de Pentecoste, vereador Flávio Carneiro (PSB), para a assinatura do convênio. Para ele, o convênio vai facilitar a reivindicação de direitos por parte dos consumidores do município. “Os cidadãos terão acesso a um atendimento direto e eficaz em sua própria comunidade. Pentecoste só tem a ganhar”, celebrou Fernando Hugo.
A chefe do Procon Alece, Valéria Cavalcante, afirmou que a interiorização do Procon será uma das prioridades da Casa. “Esse convênio hoje é uma meta do nosso presidente Romeu Aldigueri e do deputado Fernando Hugo. Interiorizar o Procon Alece para que, assim, os consumidores tenham acesso a seus direitos sem precisar vir à Capital. O Procon Alece está à disposição para oferecer todo o apoio por meio dessa parceria. Depois que assinamos, já marcamos um treinamento com advogados da Câmara com nossos servidores”, revela.
O presidente da Câmara Municipal de Pentecoste ressaltou a importância da parceria, afirmando que a celebração do convênio visa a uma maior aproximação dos serviços do Procon com a população de Pentecoste. “Agradeço ao Procon por essa conquista. Assim garantimos agilidade e eficiência na defesa dos direitos dos nossos consumidores”, celebrou o vereador.
PROCON ASSEMBLEIA
O Procon da Assembleia Legislativa foi criado em 13 de dezembro de 2001 e é vinculado à Mesa Diretora da Assembleia Legislativa. A missão do órgão é orientar o consumidor sobre seus direitos, intermediar os conflitos nas relações de consumo, promover audiências de conciliação e informar as providências cabíveis, caso seja necessário recorrer à via judicial.
Os municípios interessados em firmar o convênio devem formalizar a parceria por meio dos presidentes das câmaras municipais. O presidente da câmara deve apresentar seus dados pessoais (CPF, RG e endereço), além da ata de posse no Poder Legislativo municipal, cópia do diploma de vereador e a instalação de Comissão de Defesa do Consumidor na câmara.
Da Redação/Com Assessoria
Procon Alece inicia curso para servidores do órgão visando excelência do serviço
Com foco na excelência dos serviços prestados à população, o Procon Alece investe continuamente na capacitação de seus servidores. O órgão iniciou nesta quarta-feira (04/06) a primeira turma do curso “Processos Internos do Procon Alece” visando o aperfeiçoamento da qualidade dos serviços.
A formação é ministrada por Josaína Menezes e Rodrigo Colares, é realizada com o apoio da Célula de Qualificação dos Servidores da Unipace e terá nova turma iniciando no dia 12 de junho, contemplando assim todos os servidores do órgão.
Ao longo do curso serão abordadas diretrizes, procedimentos e rotinas do Procon Alece, Sistema Pro Consumidor (aberturas de reclamação, prazos), documentação da qualidade, dentre outros tópicos.
Para Josaína Meneses, responsável pelo Sistema de Gestão da Qualidade do Procon Alece, a atualização constante, servidores preparados e processos qualificados são fundamentais para manter o padrão de excelência que o órgão possui por meio da certificação ISO 9001.
Foto: Pedro Albuquerque
"Esse curso busca não apenas revisar toda a atividade do Procon Alece, mas acima de tudo aperfeiçoar a qualidade do serviços. Vamos revisar o passo a passo de todos os processos para compreender as principais dificuldades nas rotinas de trabalho da recepção, balcão, secretaria, parecer , arquivo do Procon Alece, carta e audiência para reduzir a ocorrência de não conformidade''.
Segundo o assessor técnico do Procon Alece, Rodrigo Colares, o curso reforça o compromisso de melhoria continuada do Procon Alece e da Alece, uma demanda do presidente Romeu Aldigueri, por isso, a procura pela qualificação de todos os técnicos que atuam no Procon Alece.
“Atualmente, percebemos uma demanda de uma customização dos serviços e de uma melhoria de atendimento e, dentro dessa perspectiva, realizamos esse curso fechado trazendo demandas específicas nossas para dialogar com o próprio corpo de trabalho e buscar melhoria, unificação e harmonização desses processos”.
Melhoria no atendimento
Buscar conhecimento fortalece a atuação da equipe do Procon Alece e garante um atendimento mais qualificado, ágil e alinhado às necessidades da população, isso é o que observa o servidor Alexsander Henrique.
Foto: Pedro Albuquerque
“Trabalho há 9 anos no Procon Alece, onde atuo no balcão como advogado, tirando dúvidas dos consumidores, e esse curso em si é muito importante para nos mantermos atualizados e prestarmos um atendimento seguro e de qualidade. Participar dessas formações renova nosso conhecimento e fortalece o nosso compromisso com o cidadão cearense”, avalia.
Histórico do Procon Alece
A assessora técnica do Procon Alece, Telma Valéria Pimentel, recordou que, desde 2001, a população cearense possui no Poder Legislativo Estadual um aliado na defesa de seus direitos como consumidor.
O órgão, criado pela Resolução nº 464, de 13 de dezembro de 2001 e reestruturado pela Resolução Nº 698, de 31 de outubro de 2019, ampliou sua atuação e conta atualmente com 24 núcleos de atendimento nos seguintes municípios: Amontada, Aquiraz, Bela Cruz, Barbalha, Banabuiú, Cedro, Canindé, Camocim, Cascavel, Fortim, Horizonte, Itapipoca, Jaguaretama, Juazeiro do Norte, Morrinho, Morada Nova, Redenção, Viçosa do Ceará, Salitre, Pacajus, Várzea Alegre e em Fortaleza( Unicatólica, Universitário Estácio e Universidade de Fortaleza (Unifor).
'' Nossa missão é orientar, proteger e defender o consumidor intermediando os conflitos nas relações de consumo, promovendo audiências de conciliação e informando as providências cabíveis, caso seja necessário recorrer à via judicial''.
Núcleo de Comunicação Interna da Alece
Procon Alece celebra Dia das Mães com encontro especial
Em comemoração ao Dia das Mães, celebrado em 11 de maio, o Procon Alece realizou na quinta-feira, 29 , uma homenagem para todas as mães do órgão.
“Este é o mês em que comemoramos o Dia das Mães e nada mais justo que aproveitemos a data para refletirmos sobre esse importante papel das mulheres e homenageá-las pela sua capacidade de desempenhar funções de grande responsabilidade no trabalho, sem deixar de lado seu papel de mãe”, disse a chefe do Procon Alece, Valéria Cavalcante.
O deputado e presidente da Comissão de Defesa do Consumidor, Fernando Hugo, destacou que palavra "mãe" com apenas três letras sintetizavam um profundo significado de amor, cuidado e carinho, transcendendo a sua forma. “ Ela representa a essência do cuidado materno, a proteção incondicional e o carinho eterno. Esse momento aqui é singelo, mas a data é grandiosa”, lembrou o deputado.
O evento teve como temática “ : “Mãe: Joia rara”. Pois elas guardam em seu coração o verdadeiro tesouro da maternidade”.
Na oportunidade, todas as mães foram presenteadas com um porta- joias, surpreendidas com um momento de emoção com a coroação de Nossa Senhora e em seguida foi oferecido um brunch para todos os presentes.
Matéria: Leiliany Pinheiro.
Procon Alece amplia rede de atendimento com novos acordos em Camocim e Jaguaretama
Com foco na interiorização e no fortalecimento da proteção ao consumidor, a Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), por meio do Programa de Orientação, Proteção e Defesa do Consumidor (Procon Alece), renovou, na manhã desta terça-feira (28/05), o convênio com a Câmara Municipal de Camocim e firmou, na segunda-feira (27/05), novo termo de cooperação técnica com o município de Jaguaretama. As ações reafirmam o compromisso da Casa com a ampliação do acesso dos cearenses à defesa de seus direitos como consumidores.
O termo de renovação com Camocim foi assinado com a presença de parlamentares, representantes do Procon e do Legislativo municipal. O presidente da Comissão de Defesa do Consumidor da Alece, deputado Fernando Hugo (PSD), celebrou a parceria, destacando o papel estratégico da cidade na prestação de serviços para toda a região. Segundo ele, a iniciativa garante maior estrutura de atendimento aos consumidores da cidade e de municípios vizinhos.
“O Procon de Camocim já estava em funcionamento e, agora, com essa renovação, passará a se adequar a uma estrutura mais ampla para recepcionar todos os munícipes, e também moradores da região do entorno de Camocim, que busquem amparo, apoio e resolutividade para questões relacionadas à defesa do consumidor”, afirmou o parlamentar, que também destacou a articulação do deputado Sérgio Aguiar (PSB) e a importância da presença de representantes da cidade na Assembleia Legislativa.
O deputado Sérgio Aguiar (PDT), que é natural da região e participou do ato de assinatura, ressaltou o impacto social do convênio. “O objetivo é ampliar a cobertura desse serviço tão importante, garantindo que todos os consumidores do Ceará, especialmente os habitantes de Camocim, tenham à disposição esse órgão de defesa do consumidor. Agora, na casa do povo camocinense, a Câmara Municipal, o cidadão passa a contar com esse serviço que a Assembleia presta há muito tempo, com a experiência e liderança do deputado Fernando Hugo”, assinalou.
Ele destacou ainda que a atuação do Procon vai auxiliar na mediação de conflitos entre consumidores e empresas, promovendo o respeito ao Código de Defesa do Consumidor.
O presidente da Câmara Municipal de Camocim, vereador Emanoel Vieira, frisou o alcance regional do serviço já prestado e agora ampliado. “Essa renovação beneficia não só os 65 mil habitantes de Camocim, mas o entorno da região. Nós estamos falando de uma população de mais de 100 mil pessoas que vão utilizar os serviços do Procon”, disse. Segundo o vereador, moradores de municípios como Chaval, Barroquinha, Granja, Martinópole e Jijoca de Jericoacoara já procuram o Procon Camocim em busca de atendimento.
A chefe do Procon Alece, Valéria Cavalcante, lembrou que o fortalecimento das parcerias com câmaras municipais tem sido uma diretriz da atual gestão da Assembleia, presidida pelo deputado Romeu Aldigueri (PSB).
“Estamos interiorizando o Procon Assembleia, fortalecendo a defesa do consumidor em todo o Estado. Já celebramos 24 parcerias, seguimos ampliando esse alcance e somos hoje reconhecidos como um Procon de excelência, com certificação ISO 9001, o que nos confere reconhecimento internacional”, afirmou.
Ela também se colocou à disposição para novas parcerias. “Estamos à disposição de todas as câmaras municipais interessadas. Basta nos procurar. Qualquer presidente de câmara pode me ligar diretamente. Teremos o maior prazer em celebrar novos convênios. Esse é o compromisso da nova Mesa Diretora da Assembleia, sob a liderança do presidente Romeu Aldigueri e do deputado Fernando Hugo”, afirmou.
PROCON ALECE CHEGA À JAGUARETAMA
Nessa segunda (27/05), foi firmado novo convênio com a Câmara Municipal de Jaguaretama, marcando a chegada do serviço à cidade. O deputado Fernando Hugo recepcionou a comitiva do município e enalteceu o papel da iniciativa. “Comprou, não recebeu? Vá no nosso Procon. Comprou e veio com defeito? Busque a solução. Está pagando e não está sendo bem atendido? É na defesa do consumidor a veiculação jurídico-legal, ágil, certa e adequada”, enfatizou.
O presidente da Câmara Municipal de Jaguaretama, vereador Erlânio Freitas, agradeceu o apoio dos colegas parlamentares e destacou a importância da instalação do serviço para os moradores. “Vamos levar um serviço para os nossos munícipes de grande importância e de grande qualidade, que vai direto ao encontro daquelas pessoas que têm menos instrução. Tenho certeza que isso vai melhorar muito os serviços prestados à nossa população”, afirmou.
Com os novos convênios, o Procon Alece já soma em 2025 parcerias com as câmaras municipais de Barbalha, Camocim, Cedro, Jaguaretama e Salitre, além de acordos vigentes com dezenas de outros municípios e instituições de ensino superior, como Estácio e Unifor. O esforço reforça o compromisso da Assembleia Legislativa em garantir aos cearenses o acesso a um serviço essencial que protege direitos e promove a cidadania.
Confira abaixo a lista completa das 24 cooperações firmadas até o momento:
- Amontada
- Aquiraz
- Banabuiú
- Barbalha
- Bela Cruz
- Camocim
- Canindé
- Cascavel
- Cedro
- Fortim
- Horizonte
- Itapipoca
- Jaguaretama
- Juazeiro do Norte
- Morada Nova
- Morrinhos
- Pacajus
- Redenção
- Salitre
- Várzea Alegre
- Viçosa do Ceará
- Universidade de Fortaleza (Unifor)
- Centro Universitário Estácio do Ceará
- Centro Universitário Católica de Quixadá (UniCatólica)
Edição: Vandecy Dourado
Procon Alece realiza treinamento para servidores do Procon Ceará
Servidores do Procon Ceará receberam nos dias 15, 16 , 22 e 23 de abril um treinamento no Procon Alece. Com a finalidade de conhecer o trabalho realizado no órgão da Casa do Povo e assim fortalecer os processos do Procon Ceará, que abrirá uma unidade no Centro de Fortaleza. Na ocasião do treinamento e interação entre os servidores dos órgãos, foi apresentado toda a estrutura física bem como o corpo técnico que compõem o quadro do Procon, além de mostrar como é desenvolvimento da atividade como: abertura de reclamações; como as consultas e como é acolhimento de todos os consumidores que buscam o órgão.
Para o assessor técnico do Procon Alece, Rodrigo Colares , esse momento de interlocução foi super positivo. “Essas duas semanas nós tivemos a oportunidade de ter o Procon Ceará , órgão dirigido pelo Dr. Diego Barreto. Ele é um órgão que vem somar o sistema de defesa de consumidor estadual. Serão mais pessoas , serão mais integrantes que vêm buscar a tutela da defesa do consumidor. E sermos buscados de uma certa forma nos engrandece , porque percebemos assim o nosso bom desempenho, nosso bom desenvolvimento de nossas atividades e sendo reconhecido inclusive por outros órgãos que estão em gestação e em construção e que buscam a nossa expertise, nossa mecânica de trabalho pra espelhar esse desenvolvimento. Ficamos realmente assim com o sentimento de muita gratidão por parte dos servidores que aqui estiveram”, concluiu Rodrigo.
Segundo a Coordenadora de Desenvolvimento Institucional e Planejamento do Procon Ceará, Flávia Uchôa, que concluiu o treinamento, os dias que estiveram no Procon Alece foram muitos proveitosos. “Passamos por todos os setores e fomos muito bem recebidos e orientados. Adquirimos bastante conhecimento sobre o funcionamento de cada processo, desde o atendimento até o encerramento do cadastro. Somos gratos por todo o apoio que recebemos e esperamos fortalecer ainda mais nossa parceria”, destacou.
Participaram do treinamento os servidores do Procon Ceará, Flávia Uchôa, Juliana Martins, Barbara Xavier, Victória Mariano, Álvaro Rocha, Hugo Castro, Leonardo Maciel, Jonathan Almeida e Felipe Rodrigues.
Matéria: Leiliany Pinheiro