Procon Alece recebe visita de alunos do curso de Engenharia de Produção da Unifor
O Programa de Orientação, Proteção e Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Procon Alece) recebeu, nesta quarta-feira (15/10), a visita dos alunos do curso de Engenharia de Produção da Universidade de Fortaleza (Unifor). O encontrou serviu para os estudantes conhecerem o Sistema de Gestão da Qualidade do órgão.
Como parte de uma atividade acadêmica da disciplina Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ), a visita teve o objetivo de proporcionar uma vivência prática sobre a norma ISO 9001: 2015. Os alunos da Unifor, através dessa iniciativa, puderam adquirir mais conhecimento sobre as técnicas, metodologias e boas práticas utilizadas pelo Procon Alece.
Além de explicar aos alunos como funciona na prática o ISO 9001, certificação que o Procon Alece possui desde 2021, o momento serviu para demonstrar que é possível disponibilizar um serviço público eficaz. Para Josaina Menezes, gerente do Sistema de Gestão de Qualidade, a ação foi de grande valor para o órgão.
“O grande público não tem a dimensão do quanto o Sistema de Gestão da Qualidade pode impactar positivamente na prestação de serviço ao cidadão. A satisfação do Procon é muito grande de poder mostrar para eles que é possível sim ter um serviço público eficaz, eficiente, transparente e efetivo. E aí desmistificar aquela coisa de que serviço público não é profissional”, frisou.
Os estudantes da Unifor estiveram acompanhados pela professora da disciplina, Kamila Lins, que exaltou a iniciativa. Para ela, a visita proporciona aos alunos a possibilidade de entender o “mundo real” e ter um contato prático com o Sistema de Gestão da Qualidade do Procon. “Costumo dizer para os meus alunos que, na sala de aula, a gente está vivendo um mundo de 'Nárnia', onde tudo é uma maravilha, é o cenário ideal”, apontou.
%20.jpg)
Foto: Máximo Moura
“Entre o que eu digo que vai acontecer e o que de fato acontece é um mundo enorme. Então é necessário que eles possam visualizar isso, para, quando estiverem no mercado de trabalho, com a sua formação, eles possam lembrar que viram isso e saber lidar com isso”, destacou a professora.
Com o objetivo de implementar o ISO 9001 nas empresas em que futuramente vai trabalhar, o estudante Pedro Henrique, de 22 anos, valorizou a visita ao Procon Alece. “A importância desse momento é realmente abranger como funcionou todo o processo de implementação dessa norma aqui na instituição, todos os indicadores, como foi a receptividade dos colaboradores em cima dessa norma. Então esse é um momento prático”, pontuou.
ISO 9001
A ISO 9001 é uma norma internacional que define os requisitos para a implementação e padronização de produtos e serviços e é considerada um selo de qualidade que demonstra o comprometimento com a excelência e a melhoria contínua.
Edição: Lusiana Freire
Procon Alece realiza treinamento para servidores da Câmara Municipal de Trairi
A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), por meio do Procon Assembleia, realizou, no dia 15 de outubro, um treinamento de capacitação para os servidores da Câmara Municipal de Trairi que atuam no núcleo de atendimento do órgão no município.
A iniciativa teve como objetivo aperfeiçoar o atendimento prestado à população e garantir que o Procon de Trairi siga os mesmos padrões de qualidade adotados pelo órgão em todo o Estado.
A assessora técnica do Procon Alece, Telma Valéria, destacou a importância da ação para os servidores das câmaras conveniadas. “Esses treinamentos são fundamentais para assegurar um atendimento eficiente e humanizado. Iniciamos pelo balcão de atendimento ao consumidor, onde o cidadão é recebido e entrega sua documentação para análise. O treinamento também aborda as audiências, a parte administrativa e o passo a passo de todas as etapas do atendimento”, explicou.
Telma acrescentou que os participantes conhecem de forma prática o funcionamento do Procon. “Apresentamos a documentação necessária para a abertura de reclamações e levamos os servidores para acompanhar as audiências de conciliação, permitindo que compreendam todo o processo de atendimento”, ressaltou.
O advogado do Procon Legislativo de Trairi, Evilando Braga, lembrou que o núcleo foi inaugurado recentemente e destacou a importância da capacitação. “Esse treinamento tem como objetivo aprimorar os conhecimentos dos servidores para que possamos prestar um serviço de qualidade à população trairiense”, afirmou.
Também participaram do treinamento os servidores Simone Dutra e Vitor Gabriel Jerônimo, atendentes do balcão do Procon de Trairi.
O convênio entre o Procon Alece e a Câmara Municipal de Trairi foi firmado no dia 2 de setembro de 2025, reforçando o compromisso da Assembleia Legislativa com a ampliação da rede de defesa do consumidor no interior do Ceará.
Texto: Leiliany Pinheiro.
Ações na Alece focam em saúde e informação durante o Outubro Rosa
Sensibilização e informação. Essa dupla importante tem sido usada nas ações da Alece durante a campanha Outubro Rosa. Nesta segunda de manhã (13/10), duas atividades convidaram o público interno e externo a cuidar da saúde e entrar no clima da mobilização de prevenção ao câncer de mama.
Na sede do Procon Alece, no anexo III, enfermeiras da Célula de Enfermagem do Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS) realizaram aferição de pressão e glicemia nos clientes e servidores, ao mesmo tempo em que divulgaram a campanha.
Simultaneamente, fisioterapeutas da Célula de Saúde e Segurança do Trabalho, do Comitê de Responsabilidade Social (CRS) fizeram uma blitz em alguns setores da Casa, ensinando a confeccionar origamis com símbolos do Outubro Rosa. Esta ação segue até quarta-feira (15/10).
Prevenção e cuidado
Valéria Cavalcante, chefe do Procon Alece, afirmou que a iniciativa é importante como cuidado e também prevenção ao câncer de mama. "Na hora que se previne, você está evitando o agravamento do câncer e, ao mesmo tempo, buscando uma possível cura. Ao fazer o autoexame você vai saber se tem ou não. Daí, já vai ao médico, para realizar o tratamento e se curar, porque hoje o câncer é curável", disse .
Ela revelou que o Procon Alece conta com muitas servidoras, além de haver muitas mulheres que buscam os serviços do órgão. Valéria Cavalcante salientou ainda que o presidente da Alece, deputado Romeu Aldigueri, tem dado apoio a todos os programas de prevenção e preservação da saúde.
.jpg)
Foto: Bia Medeiros
O diretor do DSAS, Luis Edson Sales, comentou a relevância de incentivar o autocuidado do maior número possível de pessoas e fazer o alerta sobre o câncer de mama, que é o que mais acomete as mulheres.
"Estima-se que, a cada ano, em torno de 74 a 75 mil mulheres venham a ser acometidas com este tipo de câncer no país", informou. Ele também parabenizou a proatividade de órgãos da Casa, como o Procon, por meio de Valéria Cavalcante e do deputado Fernando Hugo, na defesa da saúde coletiva.
Saúde integral
A enfermeira Marina Frota, orientadora da Célula de Enfermagem, considerou que ações desta natureza sempre obtém resultados positivos, uma vez que há um maior público buscando exames que podem assegurar o estado saudável ou o início de procedimentos de cura.
"De acordo com os resultados a gente consegue encaminhá-lo para um especialista ou um cardiologista e acompanhar esse paciente de perto, tanto nas realizações dos exames como nas orientações de saúde e prevenção", disse a orientadora.
.jpg)
Foto: Bia Medeiros
A enfermeira Cláudia Medina, do DSAS, que atendeu as pessoas durante a ação, ao lado da também enfermeira Lidiane Távora, disse que além de orientar sobre o câncer de mama, a ação realizada também buscou detectar possíveis pacientes diabéticos e hipertensos.
Cláudia Medina assinalou ainda que os exames rápidos realizados nesta segunda-feira são rotineiramente levados aos demais setores da Alece ao longo do ano. "Desta vez, nós fomos chamados pelo Procon. Mas outros locais da Casa ainda serão percorridos", disse.
Origamis do Outubro Rosa
Diversos setores da Casa recebem, ao longo da campanha do mês, visitas com foco na sensibilização sobre o câncer de mama. Nesta segunda, as fisioterapeutas Rosilene Aragão e Ana Joice Camurça, da Célula de Saúde e Segurança do Trabalho, promoveram uma ação lúdica com a produção de origamis com o símbolo do Outubro Rosa e falaram sobre a prevenção do câncer.
Servidores da Alece TV participaram da oficina nesta segunda. Foto: Bia Medeiros
Entre os setores visitados está a Alece TV. Rosilene Aragão explicou que a ação foi um tutorial de como produzir origami do laço do Outubro Rosa. “Nós, fisioterapeutas ergonomistas, usamos o tempo de pausa do trabalho para uma ação ativa”.
Segundo ela, o laço é um símbolo de luta e de autocuidado contra o câncer de mama. "Quanto mais cedo a gente se cuidar, menos riscos de adoecer a gente tem". A ação segue durante esta e a próxima semana em setores que também são contemplados com a ginástica laboral, entre outros.
Núcleo de Comunicação Interna da Alece
Procon Alece e Viçosa renovam convênio de cooperação técnica
O município de Viçosa renovou o convênio de cooperação técnica com o Programa de Orientação, Proteção e Defesa do Consumidor (Procon Alece). Na manhã desta quarta-feira (24/09), a Assembleia Legislativa do Estado do Ceará recebeu o vereador e presidente da Câmara Municipal de Viçosa do Ceará, Francisco Arruda (MDB), para formalizar a assinatura do acordo.
O primeiro convênio firmado foi em novembro de 2013, com prazo de renovação a cada dois anos. De janeiro até agosto deste ano, foram realizados 632 atendimentos no Procon de Viçosa. Além do vereador, também estiveram presentes para a assinatura o presidente do Procon Alece, o deputado estadual Fernando Hugo (PSD); o deputado João Jaime (Progressistas) e a chefe do Procon Alece, Valéria Cavalcante.
O deputado Fernando Hugo exaltou a renovação do convênio e afirmou estar “honrosamente satisfeito”. Para ele, essa ação significa “renovação de qualidade, de qualificação e de informações de ponta pela imensa quantidade de dados que a informática moderna propicia e que a Assembleia Legislativa coloca à disposição”.
Francisco Arruda mencionou que, com o apoio da Assembleia Legislativa, o município de Viçosa conseguiu o sistema Proconsumidor, que ajudou a alavancar o número de atendimentos realizados. “Sempre temos esse apoio e é um motivo de a gente agradecer, porque isso fortalece cada vez mais o Legislativo”, comentou o vereador.
.jpeg)
Deputado João Jaime (Progressistas), no centro da foto, também participou da assinatura do convênio - Foto: Bia Medeiros / Alece
O deputado João Jaime destacou que a assinatura do convênio é “uma conquista do município, do presidente da Câmara Municipal de Viçosa e de todos os vereadores”. O parlamentar exaltou ainda a descentralização dos serviços do Procon: “Em vez de esse serviço ser prestado só em Fortaleza, passa a ser prestado também nos municípios. Viçosa, como sempre, é um dos municípios pioneiros”.
Os servidores administrativos e advogados de Viçosa vão passar por capacitações na Alece e, de acordo com Valéria Cavalcante, já utilizarão os novos cursos de Inteligência Artificial e ISO 9001.
TREINAMENTO COM SERVIDORES DA CÂMARA MUNICIPAL DE ITAPAJÉ
Na última segunda-feira (22/09), o Procon Alece recebeu os servidores da Câmara Municipal de Itapajé e realizou um treinamento direcionado ao atendimento do núcleo no município. Essa atividade é ofertada para todos que assinam o convênio de cooperação técnica com a Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece).
Durante a capacitação, os profissionais conheceram a plataforma Proconsumidor, sistema do Ministério da Justiça que melhora o processo de atendimento das demandas, explicou o coordenador do programa em Itapajé, Yan Loureto. “Já temos o Procon em Itapajé. Ele já funciona muito bem, tem uma celeridade muito boa. Mas acredito que, com a plataforma, fica uma coisa mais segura, mais formal para o consumidor”, avaliou.
Alece e Câmara de Acaraú assinam convênio para implantação de núcleo do Procon
A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) firmou, na manhã desta quinta-feira (18/09), convênio com o município de Acaraú para a implantação de um núcleo do Programa de Orientação, Proteção e Defesa do Consumidor (Procon Alece) na cidade. A assinatura do acordo ocorreu no gabinete do deputado Fernando Hugo (PSD), presidente da Comissão de Defesa do Consumidor (CDC) da Alece.
Além do parlamentar, estiveram presentes para a assinatura do convênio o vereador e presidente da Câmara Municipal de Acaraú, vereador Cláudio Jean (PCdoB), e a chefe do Procon Alece, Valéria Cavalcante. Ela, inclusive, adiantou que restam apenas os treinamentos para iniciar, de maneira efetiva, o funcionamento do órgão.
%20.jpg)
Chefe do Procon Alece, Valéria Cavalcante - Foto: Pedro Albuquerque / Alece
“Já está instalado o prédio do Procon Alece [em Acaraú]. Restam apenas os treinamentos. Na semana que vem, o nosso vereador trará a parte administrativa e advocacia da Câmara Municipal de Acaraú para fazer os treinamentos e começar, efetivamente [o funcionamento]”, explicou Valéria Cavalcante.
Ela ressaltou que a interiorização do Procon Alece é “algo vital para a defesa do consumidor do estado do Ceará”. Com essa iniciativa, os objetivos são aumentar o conhecimento da população sobre o Código de Defesa do Consumidor (CDC), além de evitar o deslocamento até a capital para ter os direitos assegurados.
%20.jpg)
Presidente da Câmara Municipal de Acaraú, vereador Cláudio Jean (PCdoB) - Foto: Pedro Albuquerque / Alece
O vereador Cláudio Jean agradeceu por todo o suporte promovido pela Alece. “Hoje estamos regularizados, conveniados com a Assembleia. Já tínhamos um núcleo montado, mas não tínhamos esse convênio, esse apoio e a formação que vamos receber. Agora vamos deixar [o servidor] capacitado e formado para oferecer as melhores condições para o nosso povo”, concluiu.
Procon Alece envolve servidores com dinâmica sobre Setembro Amarelo
Os servidores do Procon Alece participaram, na manhã desta segunda-feira (08/09), de uma dinâmica do Setembro Amarelo, que busca conscientizar sobre a importância do cuidado com a saúde mental e a prevenção ao suicídio. O momento, promovido pelo órgão, contou com a presença da primeira-dama da Alece, Tainah Marinho Aldigueri, e a participação de toda a equipe.
Um espaço do órgão foi enfeitado com vários balões identificados com temas como dor, ansiedade, cobrança excessiva e medo. Casa pessoa escolhia um balão, estourava e encontrava uma mensagem de apoio relacionada ao tema.
A primeira-dama da Casa comentou que, diante de tantos casos de ansiedade e depressão, é fundamental que se fale sobre a saúde mental na perspectiva do tratamento, do acolhimento e da prevenção. “Quando a gente quebra o tabu sobre o suicídio, quando a gente incentiva as pessoas a procurarem ajuda e mostra a importância da saúde mental, nós podemos salvar vidas”, afirmou.
Tainah Marinho Aldigueri parabenizou a todos e solicitou que eles falem também aos cidadãos e cidadãs atendidos pelo órgão sobre como é fundamental cuidar da saúde mental. Ela foi convidada a iniciar a dinâmica estourando um dos balões nominados com questões alusivas à saúde mental.
.jpg)
Foto: Bia Medeiros
“Eu estourei o balão que tinha o tema medo de errar. Nesse balão veio a seguinte mensagem: os erros não definem quem você é, eles preparam você para um recomeço ainda mais forte”. A primeira-dama parabenizou a iniciativa do Procon Alece e disse que durante o mês de setembro acontecerão várias outras ações sobre o tema na Casa. Desde o começo do mês, o Plenário 13 de Maio está iluminado em alusão à campanha.
A chefe do Procon Alece, Valéria Cavalcante, explicou que esse tipo de vivência reforça que a pessoa não está sozinha, que sempre haverá alguém para ajudar. “Na hora que você estoura esse balãozinho dentro tem uma frase, com a qual dá para você recomeçar, você rever a sua vida com amizade, com amor, com tudo de bom que você possa ter”, pontuou.
Servidores aplaudem
Rodrigo Colares, assessor do Procon Alece há 14 anos, disse que é importante falar das dores. “Todo mundo dentro desse universo carrega dentro de si alguma experiência que de alguma forma não faz muito bem. Isso precisa ser conversado”.
.jpg)
Foto: Bia Medeiros
Para o servidor, é necessário falar sobre a questão emocional e ter um olhar para nós mesmos como pessoas que precisam de ajuda. “Quando a gente pensa sobre essa temática do suicídio, que é um problema sério, a gente vê que precisa dialogar, falar sobre sentimentos, sobre emoções. É uma solução de se resolver afetivamente”, refletiu.
A advogada Lícia Brasil, servidora efetiva da Casa, está no Procon Alece há pouco mais de 3 anos. Ela falou que concorda com a amplitude que vem sendo dada ao tema nos últimos tempos porque muitas pessoas passam por situações de tristeza, desânimo, depressão e, na grande maioria das vezes, não são compreendidas.
.jpg)
Foto: Bia Medeiros
“Acho muito importante essas campanhas, essa visibilidade, para podermos compreender um pouco mais como é que o outro se sente, para a gente poder ajudar de alguma forma e fazer com que as pessoas sejam mais vistas e amparadas. Precisamos ter um olhar para o outro mais delicado com uma compreensão maior”.
Saiba mais
O Setembro Amarelo acontece nacionalmente desde 2015 com a ideia de estimular as pessoas a buscar e oferecer ajuda para prevenir o suicídio. Desde a primeira edição, ano a ano este movimento vem crescendo com mais pessoas reconhecendo que falar sobre o tema é fundamental para diminuir os índices, ampliando ainda a atenção para a promoção da saúde mental.
O mês de setembro foi o escolhido para a campanha porque, desde 2003, o dia 10 de setembro é o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio.
Núcleo de Comunicação Interna da Alece
Procon Alece firma convênio para instalação de núcleo em Trairi
A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), por meio do Programa de Orientação, Proteção e Defesa do Consumidor (Procon Alece), firmou convênio, na manhã desta terça-feira (02/09), com a Câmara Municipal de Trairi para a implantação de um núcleo do Procon Alece na cidade.
Para o presidente da Comissão de Defesa do Consumidor da Alece, deputado Fernando Hugo (PSD), é motivo de orgulho para todos que compõem o colegiado expandir a atuação do Procon Alece e os serviços de proteção do consumidor para todo o Ceará.
“Os tentáculos do Procon Alece estão sendo espalhados por diversos municípios cearenses, por meio das câmaras municipais. Tenho certeza de que a Câmara de Trairi terá no Legislativo estadual um grande parceiro, um coração materno, que vai acolher todas as demandas que forem necessárias”, salientou o parlamentar.
Ainda segundo ele, no momento, o Procon Alece tem parcerias firmadas com câmaras municipais, prefeituras e núcleos acadêmicos em todo o Estado, atendendo a população cearense e contribuindo com a proteção dos consumidores em suas questões.
A chefe do Procon Alece, Valéria Cavalcante, ressaltou que os convênios firmados pelo órgão têm o objetivo de interiorizar a atuação dos serviços de proteção do consumidor. “Trairi é uma cidade muito importante neste processo, sendo um local turístico, com as suas necessidades particulares. Com certeza, a expectativa é que o município tenha um serviço de excelência no que se refere ao atendimento dos consumidores que se sentirem lesados”, avaliou.
O presidente da Câmara Municipal de Trairi, vereador Luiz Coelho (Progressistas), considerou a implantação de um núcleo do Procon Alece no município como uma grande conquista para a população. “Trairi é uma localidade de destaque no nosso litoral e merecia receber benefícios como esse. Quem ganha com isso é o povo trairiense”, assinalou.
Controladoria inicia auditoria interna da Gestão da Qualidade dos órgãos da Alece
Com o objetivo de iniciar auditorias internas no Procon Alece e na Consultoria Técnica Legislativa (CTLegis), a Assembleia Legislativa do Estado do Ceará realizou, nesta segunda-feira (25/08), reunião com servidores e dirigentes dos dois órgãos e da Controladoria e Diretoria Legislativa da Casa.
O objetivo da auditoria interna é verificar se CTLegis e Procon Alece estão com os procedimentos em conformidade com o que estabelece a certificação do controle de qualidade, da Norma NBR ISO 9001:2015. O trabalho realizado será reavaliado, em novembro, quando acontecerá a auditoria externa para renovação da certificação.
Carlos Martins, diretor legislativo da Casa, explicou que auditoria interna é "promovida pela Controladoria, para que nós nos preparemos, através desta auditoria interna, para receber a auditoria externa", disse.
O gestor destacou que o processo de certificação tem intuito de melhorar e aprimorar a metodologia empregada e a dinâmica do serviço prestado. Para o diretor, a certificação ISO “traz credibilidade e confiabilidade nos serviços que são executados. E, por conta dessas auditorias, eles têm uma qualidade cada vez melhor”.
Preparação e avaliação
A chefe do Procon Alece, Valéria Cavalcante, que conduziu a reunião, observou que esta será a primeira vez que a a auditoria do órgão será feita pelos servidores da Controladoria. “Por iniciativa do controlador Paulo Rolim, os auditores da Casa foram disponibilizados e irão também nos treinar e capacitar”, indicou.
Ela considerou que o treinamento será de grande valia como preparação para a auditoria externa. “Nós somos o primeiro Procon do Brasil com certificação ISO 9001. A nossa competência está sendo avaliada a todo momento por conta do certificado, por servidores e consumidores. Assim, temos a certeza que o serviço está sendo aprimorado e temos uma qualidade de excelência”.
Ela salientou ainda que a auditoria é uma oportunidade de corrigir eventuais falhas, fortalecer os processos e, principalmente, garantir maior satisfação ao consumidor que procura o Procon Alece.
.jpg)
Foto: Junior Pio
A orientadora da CTLegis, Erliene Vale, avaliou que o momento é uma oportunidade para realizar um olhar sobre o processo do órgão. "A partir da ótica da Controladoria serão analisados os nossos processos e propostas de melhorias para nossas rotinas e processos. A gente faz parte da rotina da qualidade, e contamos com a avaliação da perspectiva do cliente em relação à satisfação do serviço", considerou.
Ela ressaltou que, a cada entrega, o cliente recebe um QRcode para fazer uma avaliação do que foi recebido.
Conhecendo o funcionamento
O assessor de controle interno da Controladoria, Édipo Henrique de Oliveira, que representou o controlador Paulo Rolim na reunião, explicou que a auditoria interna será realizada em duas semanas. Ele ressaltou que a Controladoria tem participado desse trabalho há seis anos na CTLegis e, este ano, está realizando o procedimento no Procon Alece pela primeira vez.
Antes da auditoria ser iniciada, a Controladoria recebeu uma "extensa e completa documentação" do órgão, para fazer o planejamento do trabalho iniciado hoje, segundo o assessor. "Desde julho estamos planejando como vamos atuar. Agora, iremos promover uma série de visitas in loco para fazer entrevistas com os servidores, conhecer os processos funcionando na prática, além de ver os indicadores de desempenho", detalhou.
.jpg)
Foto: Junior Pio
No caso da CTLegis, que já vem sendo acompanhando, o processo busca detectar oportunidades de melhoria nos processos e, eventualmente, verificar alguma inconformidade em relação à norma ISO 9001, disse o assessor.
“Nós temos observado que este órgão vem melhorando os seus processos dia a dia, promovendo ampla divulgação dos seus serviços junto aos parlamentares, que são o principal cliente do órgão”, comentou, citando a elaboração pelo órgão um portfólio de serviços para divulgar suas atividades, fruto do trabalho da consultoria interna.
Visitas de avaliação
A orientadora da Célula de Inspeção e Auditoria Interna da Controladoria, Amanda Cavalcante de Lima, informou que a equipe que irá fazer as auditorias é composta por 10 servidores da célula. “A partir desta segunda-feira, estaremos percorrendo os órgãos que fazem parte do escopo da certificação”.
As servidoras da Controladoria que estão participando da auditoria são, além de Amanda Cavalcante, Glafira Soares, Milene Freire, Rafaela Aguiar, Rosa Emília, Jacqueline Socorro, Maria de Fátima Castro, Scheilla Maria Bastos, Maria Inês Eleutério e Sílvia Maria Penaforte.
Núcleo de Comunicação Interna da Alece
Procon Alece firma convênio com Câmara de Granja e anuncia uso de inteligência artificial
A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) firmou, na manhã desta quinta-feira (21/08), convênio de cooperação técnica com a Câmara Municipal de Granja para a instalação de um núcleo do Programa de Orientação, Proteção e Defesa do Consumidor (Procon Alece) no Município. O ato ocorreu no gabinete da Presidência da Casa.
O presidente da Alece, deputado Romeu Aldigueri (PSB), destacou a importância da expansão do serviço para o interior do Ceará. “Só no ano passado, o Procon da Assembleia atendeu mais de 18 mil cidadãos e cidadãs cearenses. É nosso interesse que o exemplo de Granja se multiplique em todas as 184 câmaras municipais do Estado”, afirmou.
O presidente também reforçou o compromisso da Casa com a defesa dos consumidores. “A Assembleia disponibiliza toda a expertise, treinamento, capacitação e acompanhamento metodológico necessários para implantar núcleos de defesa do consumidor em cada cidade”, comentou Romeu Aldigueri.
O deputado Fernando Hugo (PSD), presidente da Comissão de Defesa do Consumidor e do Procon Alece, lembrou que o órgão foi o primeiro do Brasil vinculado a um parlamento estadual, além de ser certificado internacionalmente pelo ISO 9001.
“Nosso Procon cresce não apenas em quantidade, mas também em qualidade. É um serviço que acolhe os consumidores em suas demandas, seja uma compra individual ou um serviço coletivo de energia, água ou telecomunicações. A Casa está de portas abertas para garantir direitos e soluções práticas”, ressaltou.
O presidente da Câmara Municipal de Granja, vereador Antônio José, celebrou a parceria, destacando que a presença do Procon no município vai aproximar os serviços da população local e fortalecer a defesa dos consumidores.
“Gostaria de agradecer o nosso presidente Romeu Aldigueri e o deputado Fernando Hugo pela parceria da Assembleia Legislativa com a Câmara Municipal de Granja. Nessa parceria, já implantamos ações com a Unipace, com a Procuradoria Especial da Mulher e agora com o Procon. A Assembleia está abrindo esse leque de serviços e capacitando as câmaras municipais para levar esses importantes serviços aos municípios”, destacou. Também esteve presente ao ato o vereador de Granja, Caio Coelho.
PROCON ALECE ADOTA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
A chefe do Procon Alece, Valéria Cavalcante, anunciou que o órgão passará a utilizar ferramentas de inteligência artificial para otimizar o atendimento aos consumidores. “O presidente Romeu Aldigueri nos presenteou com um curso de IA. A partir de janeiro, o Procon já deve estar operando com esse recurso, o que trará mais agilidade e eficiência aos nossos procedimentos”, explicou.
PROCON ASSEMBLEIA
O Procon Alece foi criado em 13 de dezembro de 2001 e é vinculado à Mesa Diretora da Assembleia Legislativa. A missão do órgão é orientar o consumidor sobre os direitos, intermediar os conflitos nas relações de consumo, promover audiências de conciliação e informar as providências cabíveis, caso seja necessário recorrer à via judicial.
Os municípios interessados em firmar o convênio devem formalizar a parceria por meio dos presidentes das câmaras municipais, apresentando os dados pessoais (CPF, RG e endereço), a ata de posse no Poder Legislativo municipal, cópia do diploma de vereador e a instalação de Comissão de Defesa do Consumidor na respectiva câmara.
SERVIÇO - PROCON ALECE
Telefones: (85) 3277-3800 / (85) 3277-3801
E-mail: proconalece@al.ce.gov.br
Onde: Edifício Deputado Francisco das Chagas Albuquerque (Anexo III da Alece), 3º andar
Endereço: Av. Pontes Vieira, n° 2.348, bairro Dionísio Torres, Fortaleza/CE
Agendamento: https://procon.al.ce.gov.br/atendimento
Mais informações: https://procon.al.ce.gov.br/
Alece promove curso de inteligência artificial e inovação no atendimento ao consumidor para servidores
Em um mundo cada vez mais on-line, o uso de inteligência artificial e outras ferramentas tecnológicas passa a ser essencial para a melhora das atividades, sobretudo dentro de organizações públicas, para a inovação e a eficiência na entrega de serviços aos cidadãos.
Nessa perspectiva, a Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), por meio do Procon Alece e em parceria com a Unipace, deu início, nesta segunda-feira (18/08), ao curso “Inteligência Artificial e Inovação no Atendimento ao Consumidor: Desafios Éticos e Oportunidades no Procon Alece”. A formação seguirá pelos dias 20, 22, 25, 27 e 29 agosto.
O principal objetivo da capacitação é possibilitar que os profissionais do Procon e demais órgãos de defesa do consumidor possam compreender, avaliar e aplicar soluções de inteligência artificial no atendimento ao público.
Também está no escopo do curso que os servidores consigam entender melhor os impactos nas relações de consumo, considerando os desafios éticos, jurídicos e operacionais envolvidos no uso dessas ferramentas.
A chefe do Procon Alece, Valéria Cavalcante, destacou que a expectativa é agilizar cada vez mais o atendimento do órgão.
“Nós vamos ter um atendimento mais rápido, mais compacto, e os e-mails serão bem mais rápidos de serem respondidos. Nós temos o ISO 9001, e essa certificação exige que nós tenhamos sempre a capacitação dos servidores, então eles estão o tempo todo evoluindo. E se você agiliza o atendimento, o retorno do consumidor é melhor”, afirmou.
.jpg)
Servidor Francisco Costa. Foto: Dário Gabriel
O servidor da Alece Francisco Costa foi um dos organizadores da capacitação e contou como se deu esse processo. Para ele, a busca principal é capacitar a equipe para trazer excelência no atendimento para o consumidor e agilidade nas reclamações.
“Inicialmente, tivemos contatos no nosso dia a dia com relação à inteligência artificial em trabalho de gabinete, de protocolos aqui dentro da Alece. Ao conhecer essa relação entre o uso dessas tecnologias voltadas para a relação de consumo em um evento, vimos ali o leque de oportunidades que a ferramenta pode trazer para a qualificação dos servidores, na agilidade no atendimento, no aperfeiçoamento na própria abertura de reclamação e em levantamento de dados”, disse.
.jpg)
Servidor Rodrigo Colares. Foto: Dário Gabriel
Entre os participantes do curso está o servidor do Procon Alece Rodrigo Colares, que ressaltou que qualificações como essa se tornam ainda mais importantes em uma sociedade que vem se automatizando, vivendo o momento das redes sociais e da internet.
Isso porque, segundo ele, essa migração aconteceu também dentro das relações de consumo, em que a grande maioria dos consumidores acessam e utilizam a internet para comprar ou para levar as suas demandas.
“De fato, a nossa grande massa de reclamações chega por e-mail. E nós precisamos aprender a tratá-las com responsabilidade, utilizando as tecnologias que hoje nós temos à disposição. Claro, entendemos que a inteligência artificial é uma tecnologia nova, que deve ser utilizada de forma responsável, e por isso estamos aqui, para aprender como utilizá-la em nossas vidas e melhorar a prestação de serviço para o consumidor cearense”, assinalou.
Sobre a formação
O curso é voltado principalmente para os servidores que atuam no Procon Alece e terá a carga horária de 24 h/a, com aulas nos dias 20, 22, 25, 27 e 29 de agosto, das 13h às 17h.
A formação conta com o professor João Araújo Monteiro Neto, especialista no assunto e coordenador do Grupo de Estudos em Tecnologia, Informação e Sociedade (Getis) da Universidade de Fortaleza (Unifor).
.jpg)
Foto: Dário Gabriel
De acordo com ele, o uso de tecnologias como a inteligência artificial na administração pública tem um potencial muito grande de aumentar a produtividade e a eficiência dessas atividades de atendimento.
“Traz mais agilidade e mais capacidade de alcançar pessoas que tenham algum tipo também de dificuldade de acesso aos serviços públicos como um todo. Então, utilizar tecnologia, usar inteligência artificial, inclusive no processo de capacitação das pessoas, do cidadão, é um caminho muito interessante para empoderamento e, no caso das nossas discussões aqui, de empoderamento do próprio consumidor”, indicou.
O professor destaca também os principais tópicos a serem trabalhados, como o funcionamento dos modelos de inteligência artificial, as regras que devem ser utilizadas e observadas quando do uso desses modelos, especialmente pela administração pública.
“Também como é que a gente pode utilizar isso para melhorar a performance dos órgãos que estão atuando em atendimento ao consumidor, garantindo também a proteção aos seus direitos e dados pessoais e outras regras que devem ser observadas”.
Núcleo de Comunicação Interna da Alece
Procon Alece avança na interiorização em parceria com os parlamentos de Aquiraz e Barbalha
A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), por meio do Programa de Orientação, Proteção e Defesa do Consumidor (Procon Alece), segue avançando no processo de interiorização dos seus serviços. Nesta semana, duas importantes ações marcaram esse movimento: a assinatura de convênio com a Câmara Municipal de Aquiraz e o treinamento de servidores da Câmara de Barbalha para a implantação de novos núcleos locais de atendimento.
Na última terça-feira (05/08), o deputado Fernando Hugo (PSD), presidente da Comissão de Defesa do Consumidor e do Programa de Orientação, Proteção e Defesa do Consumidor da Alece, recebeu o presidente da Câmara de Aquiraz, vereador Maurício Matos (DC), para formalizar o convênio que garantirá à população do município acesso direto ao atendimento do Procon dentro do Legislativo local.
%20.jpg)
Procon Alece tem convênio com casas legislativas e entidades de ensino - Foto: Bia Medeiros
Durante a assinatura, Fernando Hugo destacou o pioneirismo e a qualidade do Procon da Assembleia. “É indispensável frisar o trabalho do Procon Alece, que se tornou uma referência entre os Procons do Brasil, com uma atuação indiscutivelmente icônica e de excelência. Somos o primeiro Procon de uma assembleia legislativa do País a conquistar o selo ISO 9001, há cinco anos, e isso se deve à dedicação da equipe. Com esse convênio, o cidadão de Aquiraz poderá contar com uma porta aberta para resolver seus conflitos de consumo. É uma vitória do povo”, afirmou o parlamentar.
O vereador Maurício Matos ressaltou que a parceria fortalece ainda mais o papel da Câmara como instituição próxima da população. “A Câmara de Vereadores é a que está mais próxima da população, é onde você encontra com mais facilidade seus representantes. E hoje, graças a esse convênio com a Assembleia, temos um suporte ainda maior para prestar um serviço de mais excelência”, afirmou.
Ele também convocou a população a procurar o Procon. “Hoje é tão difícil a gente ganhar um dinheirinho. E não podemos ser enganados por pessoas inescrupulosas que usam da boa-fé do nosso povo. Conclamamos todos os moradores de Aquiraz a procurar o nosso Procon Câmara para defender seus direitos”, pontuou.
NOVO NÚCLEO EM BARBALHA
Também nesta semana, nos dias 5, 6 e 7 de agosto, o Procon Alece promoveu uma capacitação intensiva para os servidores da Câmara Municipal de Barbalha. O treinamento está entre os pré-requisitos para a implantação do núcleo na cidade, prevista para funcionar na próxima segunda-feira (11/08).
De acordo com a assessora técnica do Procon Alece, Telma Valéria, o treinamento realizado com os servidores das câmaras conveniadas é fundamental para garantir um atendimento de qualidade à população. “Eles passam inicialmente pelo Balcão do Consumidor, onde aprendem a identificar o que é ou não uma relação de consumo. Depois, recebem orientações sobre como abrir uma reclamação, redigir a petição inicial e reunir a documentação necessária”, destaca.
%20.jpg)
Os servidores da Câmara de Barbalha acompanham todas as etapas de atendimento na sede do Procon Alece - Foto: José Leomar
Ela acrescenta que os participantes também acompanham as audiências de conciliação, etapa essencial para resolver conflitos sem a necessidade de recorrer à Justiça. “Esse processo reduz a judicialização e garante mais agilidade para o cidadão. Nosso objetivo é que eles saiam daqui capacitados e confiantes para iniciar o trabalho em seus municípios, sempre podendo contar com o suporte do Procon Alece”, explicou.
Sob o comando do presidente da Alece, deputado Romeu Aldigueri (PSB), a chefe do Procon Alece, Valéria Cavalcante, reforçou que a interiorização é prioridade da atual gestão. “Com o apoio do presidente Romeu Aldigueri, estamos firmando convênios e qualificando equipes para prestar um serviço de excelência nos municípios. Só este ano, já são 11 núcleos em processo de implantação. Nosso objetivo é que o cidadão não precise sair de sua cidade para ter seus direitos respeitados”, afirmou.
Representando a Câmara de Barbalha, o diretor-adjunto Jânio Silva destacou que a população local carecia de um serviço especializado em defesa do consumidor. “Essa parceria com a Alece atende a uma demanda crescente. Com o treinamento recebido, estaremos prontos para oferecer um atendimento de qualidade, beneficiando não só Barbalha, mas também cidades vizinhas”, declarou.
EXPANSÃO E COMPROMISSO COM O CIDADÃO
A ampliação dos núcleos do Procon Alece pelo interior do Estado tem como base a descentralização dos serviços e a qualificação contínua dos servidores municipais. Com certificação ISO 9001, o programa se destaca como referência nacional na defesa dos direitos do consumidor, promovendo não apenas atendimentos, mas também a educação para o consumo consciente.
“A defesa do consumidor hoje é tão importante quanto qualquer outro direito civil. Tudo gira em torno do consumo, da compra de um celular ao pagamento de serviços essenciais. Por isso, o Procon Alece trabalha para que os cidadãos estejam informados e tenham onde recorrer quando seus direitos forem violados”, concluiu Valéria Cavalcante.
Núcleo de Comunicação Interna da Alece
Procon Alece formaliza convênio de cooperação técnica com Câmara Municipal de Meruoca
O Programa de Orientação, Proteção e Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará firmou mais um convênio para implantação de um núcleo do Procon Alece, dessa vez no município de Meruoca.
A assinatura do acordo aconteceu na manhã desta terça-feira (08/07), na sede do poder Legislativo, e contou com a presença do presidente da Comissão de Defesa do Consumidor da Alece, deputado Fernando Hugo (PSD), a chefe do Procon Alece, Valéria Cavalcante e da vereadora e presidente da Câmara Municipal de Meruoca, Ana Carina de Oliveira Santos. Até momento, cerca de 30 municípios cearenses são convêniados com o Procon Alece.
O deputado Fernando Hugo celebrou que mais um município do Ceará esteja buscando oferecer à sua população os serviços do Procon. “É com muito orgulho que efetuamos mais um convênio e com um município com população superior a 15 mil habitantes, que agora terão todo suporte e orientação do Procon na solução de queixas daqueles que se sentiram prejudicados após uma compra ou prestação de serviço”, assinalou.
Para a chefe do Procon, Valéria Cavalcante, esta é mais uma conquista do Procon Alece. “Mais um passo para alcançarmos os objetivos do nosso presidente Romeu Aldigueri e do deputado Fernando Hugo, de interiorizar o Procon, levando o acesso à defesa do consumidor para todo o Ceará, promovendo todo o treinamento do pessoal para que o serviço prestado seja de excelência”, explicou.
De acordo com a presidente da Câmara de Meruoca, Ana Carina, o convênio representa um grande avanço para a população. “Estamos aqui buscando mais um serviço para o nosso povo, levando o Procon e toda expertise da Assembleia para o treinamento dos nossos servidores, garantindo assim o acesso e apoio para todos que se sentirem prejudicados enquanto consumidores”, pontuou.
PROCON ALECE
O Procon Alece foi criado em 13 de dezembro de 2001 e é vinculado à Mesa Diretora da Assembleia Legislativa. A missão do órgão é orientar o consumidor sobre seus direitos, intermediar os conflitos nas relações de consumo, promover audiências de conciliação e informar as providências cabíveis, caso seja necessário recorrer na via judicial.
Os municípios interessados em firmar o convênio devem formalizar a parceria por meio dos presidentes das câmaras municipais. O presidente da casa legislativa deve apresentar seus dados pessoais (CPF, RG e endereço), além da ata de posse no Poder Legislativo municipal, cópia do diploma de vereador e a instalação de Comissão de Defesa do Consumidor na Câmara.
Edição: Lusiana Freire
Procon Alece formaliza convênio de cooperação técnica com a Câmara Municipal de Tururu
A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) celebrou, na manhã desta quarta-feira (02/07), convênio de cooperação técnica para a instalação de um núcleo do Programa de Orientação, Proteção e Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa (Procon Assembleia) na Câmara Municipal de Tururu.
A chefe do Procon Assembleia, Valéria Cavalcante, ressaltou que a instalação do órgão vai facilitar a comunidade local e da região a acessar os serviços de proteção ao consumidor. “As pessoas de Tururu e da região não vão mais precisar se deslocar a Fortaleza, ou seja, vai ficar mais fácil o atendimento, portanto, se você comprou uma televisão e não teve resultado, aí você já vai ao Procon do próprio município e resolve sua demanda”, celebrou.
Valéria frisou que os servidores do Procon Assembleia ficarão responsáveis pelo treinamento dos servidores da Câmara de Tururu para atender a população da melhor forma possível. “Eles terão todo o nosso apoio”, afirmou. Conforme ela, o presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), deputado Romeu Aldigueri (PSB), quer todo o interior atendido pelo Procon Alece.
O presidente da Câmara Municipal de Tururu, Francisco Gláucio Damasceno Chaves (Podemos) agradeceu à Alece e ressaltou a importância da parceria com o Procon Alece. “Eu avaliei que é de fundamental importância para a população local ter o órgão funcionando em plenitude para atender todos os municípios nesse convênio, por isso, eu agradeço pela parceria”.
%20.jpg)
Servidores da Câmara de Tururu irão passar por treinamento. Foto: Bia Medeiros.
PROCON ASSEMBLEIA
O Procon da Assembleia Legislativa foi criado em 13 de dezembro de 2001 e é vinculado à Mesa Diretora da Assembleia Legislativa. A missão do órgão é orientar o consumidor sobre seus direitos, intermediar os conflitos nas relações de consumo, promover audiências de conciliação e informar as providências cabíveis, caso seja necessário recorrer na via judicial.
Os municípios interessados em firmar o convênio devem formalizar a parceria por meio dos presidentes das câmaras municipais. O presidente da casa legislativa deve apresentar seus dados pessoais (CPF, RG e endereço), além da ata de posse no Poder Legislativo municipal, cópia do diploma de vereador e a instalação de Comissão de Defesa do Consumidor na câmara.
Procon Alece firma convênio para núcleo em São Gonçalo do Amarante
A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), por meio do Programa de Orientação, Proteção e Defesa do Consumidor (Procon Alece), firmou convênio, na manhã desta terça-feira (24/06), com a Câmara Municipal de São Gonçalo do Amarante para a implantação de um núcleo do Procon Alece na cidade.
Para o presidente da Comissão de Defesa do Consumidor da Alece, deputado Fernando Hugo (PSD), o convênio é mais um passo dado pelo Legislativo estadual no sentido de expandir os serviços de proteção do consumidor para todo o Ceará.
“É uma ação primordial que o Procon Alece tem feito ao longo da sua atuação, defendendo os consumidores e resguardando o direito de usuários lesados pela má prestação de um serviço ou por problemas na aquisição de um bem. Os convênios interiorizam e fortalecem o trabalho que é desempenhado aqui na Alece pelo Procon”, destacou o parlamentar.
Ainda segundo ele, no momento, o Procon Alece tem parcerias firmadas com câmaras municipais, prefeituras e núcleos acadêmicos em todo o Estado, atendendo a população cearense e contribuindo com a proteção dos consumidores em suas demandas.
A chefe do Procon Alece, Valéria Cavalcante, ressaltou que, ao firmar convênios com a Assembleia, os municípios conveniados permitem que a população resolva as suas demandas sem a necessidade de se deslocar para Fortaleza. “O consumidor do interior que se sentir lesado, se a sua cidade tiver uma parceria com o Procon Alece, não vai precisar vir à capital para ser atendido”, informou.
Ela complementou que o Procon Alece oferece capacitação e treinamento para os núcleos sediados no interior do Estado.
Na avaliação do presidente da Câmara Municipal de São Gonçalo do Amarante, vereador Magno do Pecém, quem vai ganhar com a assinatura do convênio é a população do município.
“Nós já temos uma sala do Procon muito ativa na cidade, mas, com essa parceria e a previsão de implantação de um núcleo de atendimento, a expectativa é de que teremos mais respaldo para a nossa atuação e a possibilidade de mais causas ganhas para os nossos consumidores”, salientou Magno do Pecém.
Na próxima terça-feira (01/07), o Procon Alece vai celebrar novo convênio, com a Câmara Municipal de Tururu.