Carregando ...

Projeto “Procon Alece de Portas abertas“ recebe segunda turma de estudantes


Por ALECE
19/06/2024 17:04 | Atualizado há 20 dias

Compartilhe esta notícia:
Projeto “Procon Alece de Portas abertas“ recebe segunda turma de estudantes

Foto: José Leomar

O Projeto “Procon Alece de Portas abertas“ recebeu, nesta quarta-feira (19/06), alunos do curso de Direito do Centro Universitário Estácio, em sua segunda edição. A iniciativa, desenvolvida pelo Procon Alece, da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), tem o objetivo de proporcionar aos estudantes a oportunidade de conhecer os setores e as atividades do órgão de defesa do consumidor. A atividade se desenvolveu como visita guiada ao Procon Assembleia, que fica no anexo II da Casa.

A chefe do Procon Assmbleia, Valéria Cavalcante, ressalta  a importância da iniciativa. “Receber alunos de Direito é muito importante, pois eles já vão se familiarizando sobre como funcionam as atividades e podem se interessar pelas causas consumeristas. Em tudo que for para orientação e informação que conscientize os consumidores sobre seus direitos, o Procon está de portas abertas”, informa.

Conforme a assessora técnica do Procon Alece, Telma Valéria Pimentel, o projeto propicia que estudantes de Direito conheçam e possam vivenciar o funcionamento do órgão. "Aqui é apresentado como funciona, quais serviços são prestados para o consumidor, quais os seus direitos e como eles devem proceder.  Então, os alunos na universidade recebem a parte teórica e aqui eles podem vivenciar, participar das audiências, e ficar aqui no balcão do consumidor para as aberturas de reclamações que eles podem se dedicar", acentua.

Telma Valéria Pimentel ressalta também  que todos os conciliadores atuantes no Procon Alece são advogados ou acadêmicos. "Nosso atendimento, no balcão, também é realizado por estudantes de Direito e advogados", afirma a assessora técnica.

REPERCUSSÃO ENTRE OS PARTICIPANTES

A professora Gabrielly Alves, da disciplina Práticas Jurídicas, do curso de Direito do Centro Universitário Estácio, veio ao Procon Assembleia acompanhada de 20 alunos. Ela considerou a visita importante para a absorção do conhecimento teórico.  "O  Procon é um dos nossos braços que facilitam e colaboram para as resoluções de conflitos. Assim, a conciliação pode ser de forma facilitada e mais rápida do que o costume do Judiciário em si com ação judicial", disse.

A visitação, segundo afirmou, se revestiu em um treinamento para que os alunos possam aplicar no núcleo de atendimento do Centro Universitário. "Assim, eles poderão saber exatamente como atuar, a exemplo dos colaboradores que aqui atuam. Os conhecimentos adquiridos serão utilizados nos atendimentos da população", avisou.

O estudante Eduardo Alves de Lima disse considerar a visita à Alece importante para o futuro exercício profissional do Direito. "Quero levar muitas experiências, quero aprender aqui o máximo que conseguir, pra poder gerir melhor minha futura profissão, pra poder entender melhor como é que funciona o ramo legislativo e também entender melhor a área onde estou me inserindo", afirmou.

SAIBA MAIS

Os alunos do Centro Estácio formaram a segunda turma a participar do "Procon Alece de Portas abertas". Em maio passado, cerca de 40 estudantes da Universidade de Fortaleza (Unifor) participaram da iniciativa, que propicia imersão no ambiente do órgão, presidido pelo deputado Fernando Hugo (PSD), permitindo visão abrangente e prática do trabalho realizado na defesa dos direitos dos consumidores.

Quem tiver interesse em participar e conhecer melhor o projeto deverá procurar o órgão pelos telefones (85) 3277-3800 / (85) 3277-3801 ou pelo email proconalece@al.ce.gov.br .

Da Redação/Com Comunicação Interna

Lido 8 vezes.