Iniciado mapeamento de processos para implantação do SGQ do Procon Assembleia
Por Super Alece
26/11/2019 16:08 | Atualizado há
1883 dias
Foto:
O Procon da Assembleia legislativa do Estado do Ceará (Procon Alec), juntamente com a Diretoria Adjunta Operacional (DAO) da Casa realizou, nesta segunda-feira (22/04), a oitava reunião para a implantação do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ). O encontro teve a participação do consultor Sérgio José Barbosa Elias, da SS Psicologia e Consultoria Empresarial, vencedora do processo licitatório para este trabalho de qualificação do Procon. Estão previstas 30 reuniões, até dezembro, quando o sistema deverá ter concluída a sua implantação. O prazo para que o Procon tenha a certificação ISO 9001:2015 é de dez meses.
“O processo de certificação tem várias etapas e ao longo do ano vamos construí-la junto com os servidores levando em conta a finalidade do Procon, que é o atendimento ao cidadão. A quem interessa o trabalho do Procon Alec? Temos que formalizar os processos visando a satisfação dos clientes, que são os consumidores”, disse Sérgio Barbosa.
Josaína Menezes, coordenadora do Comitê da Qualidade da Assembleia, lembra que a certificação será um ganho para a Assembleia, os servidores e o cidadão que tem buscado a garantia de seus direitos com maior frequência e exigência.
“O consumidor, a população está mais exigente. O Sistema de certificação ISO vai facilitar esse atendimento, pois os procedimentos serão mapeados e compartilhados com todos os servidores do Procon. Assim, com todos os procedimentos normatizados, essas informações serão repassadas para todos os servidores e as novas pessoas que chegarem ao Procon, assegurando assim a excelência no atendimento ao cidadão”, afirmou Josaína.
Segundo afirmou Josaína, o processo de implantação do sistema de qualidade no Procon Assembleia começou pela elaboração e validação do planejamento estratégico. "Esta é uma ferramenta de gestão que dá um norte para a organização. Nele, o Procon estabeleceu a sua missão e os objetivos a serem alcançados até 2023", acentua.
Mapeamento
Na reunião de hoje, conforme acentuou a coordenadora, foi iniciado o mapeamento de todos os processos desenvolvidos pelo Procon, que deverá ser concluído em dois meses. "Esse mapeamento é um conjunto de elementos interligados e integrados que a organização e os servidores utilizam para entregar o serviço da melhor qualidade possível", explicou.
O processo Sérgio Barbosa esclareceu ainda que o mapeamento irá identificar as diversas atividades envolvidas na prestação dos serviços e as partes interessadas nas atividades, além do próprio consumidor que recorre ao órgão. "Quando mapeamos os processos, também nos preocupamos com os funcionários do Procon e as diversas áreas da Assembleia Legislativa que têm interesse na prestação do bom serviço", frisou.
Última modificação em terça-feira, 26 de Novembro 2019 16:08.