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Procon Alece realiza reorganização de documentos e gera economia para a Casa


Por Giovanna Munhoz
06/08/2024 14:45 | Atualizado há 40 dias

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Procon Alece realiza reorganização de documentos e gera economia para a Casa

Foto: José Leomar

O Procon da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) é o primeiro órgão da Casa que realizou, junto à Comissão Permanente de Avaliação de Documentos (CPAD), o descarte de documentos e processos arquivados. A ação vai gerar uma economia de mais de R$ 252 mil para o poder público.

O presidente do Procon, deputado Fernando Hugo (PSD), assinalou a importância da iniciativa e destacou a necessidade de permanecer replicando essa ação. “É uma iniciativa que precisa servir de exemplo para todos os demais órgãos da Casa e do poder público. Parabéns a todos os envolvidos”, comemorou.

A diretora do Procon, Valéria Cavalcante, explicou que, além da economia gerada, o programa de descarte dos processos consolida a segurança dos arquivos, diminui o uso do papel e cumpre a Lei de Proteção de Dados (LGPD).

Já a representante do Procon e membro da Comissão Permanente de Avaliação de Documentos (CPAD), Carla Leite, enfatizou que, durante os serviços de triagem e organização, 640 caixas de arquivos foram retiradas e estão aptas à eliminação. "São processos prescritos e com datas vencidas. Todos esses documentos serão destruídos e, como a Alece tem um acordo com associações de catadores, esse papel deve ser entregue para a reciclagem", ressaltou.

Carla Leite apontou ainda que a CPAD trabalha na organização e no auxílio do descarte de documentos e, através de muitos levantamentos e listagens, foram separados todos aqueles que não precisarão ser digitalizados. “A digitalização é cobrada por folha, e conseguimos calcular que mais ou menos R$ 252.196,00 serão economizados. Isso com apenas um órgão da Alece. Com certeza, esse trabalho deve ser contínuo, sempre buscando a segurança das pessoas que confiam no nosso trabalho, além do benefício da economia e organização e eficiência do órgão”, explicou.

 

COMISSÃO PERMANENTE DE AVALIAÇÃO DE DOCUMENTOS

A Comissão Permanente de Avaliação de Documentos da Alece (CPAD) teve uma participação relevante em todo o processo, garantindo uma gestão de documentos ainda mais eficaz. A CPAD tem o objetivo de assegurar que a eliminação de documentos siga as normas e procedimentos legais, promovendo transparência e responsabilidade na administração pública.

Edição: Lusiana Freire

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